sábado, 4 de abril de 2015

TRANSFORMANDO VIDAS

O filme "O Preço do Desafio" conta a história real de um professor de física chamado Jaime Escalante. Nascido na Bolívia, ele e sua família foram para os EUA trabalhar num restaurante e depois numa empresa de eletrônicos. Voltou a faculdade e tirou outro diploma para que pudesse ensinar naquele país. Foi contratado por uma escola para ensinar ciência computacional, mas ela não tinha computadores, e o pior, haviam brigas, lixo, pichações e 18 gangues ali. Então passou a ensinar matemática. A escola estava pretes a perder sua licença, quando o diretor foi demitido e substituído por um líder melhor, que limpou a escola, inibiu a ação das gangues e expulsou os elementos estranhos. Escalante pôde então organizar a primeira turma de cálculo para o exame que dava crédito estudantil. Dos 3.500 alunos só 14 tinham condições de fazer as provas. No final do preparatório só haviam 5, e desses, 2 passaram. No ano seguinte, dos 9 alunos, 8 fizeram o teste e 6 passaram. Depois montou um grupo de 18 alunos que eram bem esforçados. Alguns chegavam as 7h da manhã e saíam as 7h da noite. Todos passaram e isso chamou a atenção da sociedade. Assim, o número de alunos aprovados só duplicava a cada ano. Em 1987, de 129 que fizeram teste, 85 passaram.
A escola Garfield de Los Angeles, que antes era alvo de chacota e quase perdeu sua licença, tornara-se numa das 3 melhores daquela região. Depois, ela passou a fornecer cursos preparatórios em outras disciplinas, cuja lista de espera tinha mais de 400 alunos.
Escalante poderia ter feito carreira num restaurante ou numa empresa de eletrônicos, mas ele sonhava com algo muito mais grandioso: transformar a vida das pessoas. Ele poderia também ter desistido quando viu seu sonho frustrado pelo caos, mas seu exemplo mostrou que mesmo nos ambientes mais hostis,a iniciativa de um único indivíduo firmada na força da fé e do amor, pode mudar os rumos de uma sociedade!
"Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado". (2 Crônicas 15:7)
Livro A Harpa de 1000 Cordas

MERGULHE DE CABEÇA

Alfredo Heliton aos 12 anos deixou o sertão nordestino e foi morar com seu irmão num barraco em uma favela no Rio de Janeiro. Em seu novo mundo o crime, tiroteios, as drogas e a prostituição o cercavam por todos os lados. Uma vez um amigo que o estimava muito lhe deu as chaves de um carro do ano recém-roubado, mas com muito esforço para não magoar o amigo, ele agradeceu e rejeitou o presente. Outro dia estava num parque e parou para observar o esforço de uma garça que tentava se alimentar num lamaçal e como ela cuidadosamente se movia para não manchar suas límpidas penas brancas. Nesse momento ele se comparou aquela garça, no esforço de viver nesse mundo sem se "sujar" com suas mazelas. Então, aos 18 anos decide entrar no exército e paralelamente correr atrás de seu grande sonho: ser um médico. Estudou um ano para prestar seu primeiro vestibular em Medicina, mas foi reprovado. Estudou mais um ano e reprovou novamente. Tentou pela terceira, quarta e quinta vez, mas reprovou em todas as tentativas. Ele poderia cursar biologia e veterinária, mas estava determinado a ser médico. Tentou outra vez e foi aprovado na sexta tentativa. Cursou Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro e especializou-se em oftalmologia. Abriu sua própria clínica e seu negócio virou um sucesso. Mais tarde, o Dr. Heliton casou-se e teve cinco filhos!

Sempre que você estiver prestes a desistir de um objetivo, lembre-se que na Bíblia Naamã  só foi curado da lepra depois de mergulhar pela sétima vez no rio Jordão.

"De fato, o futuro pertence a Deus, mas o êxito pertence aqueles que mergulham de cabeça atrás de seus sonhos".

"O Senhor conduza o coração de vocês ao amor de Deus e à perseverança de Cristo". (2 Tessalonicenses 3:5)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas