terça-feira, 23 de setembro de 2014

DOMINE O DESÂNIMO

Ou você domina o desânimo ou o desânimo te domina. O hábito de entregar-se ao pessimismo é tão grave quanto permitir-se ser contagiado por uma doença mentalmente transmissível. Como diria a Dra. Frederickson: "os sentimentos de uma pessoa podem ressoar através de outras".

Mas parece que há momentos em que o desânimo é inevitável, certo? Sim. A tristeza tem um tempo certo para durar, como num luto, numa demissão, numa separação... mas depois desse período a vida continua. Passou disso vira depressão.

Vitor Frank, que viveu nos campos de concentração da segunda guerra, decidiu ser feliz, mesmo preso, nu, no frio, sem comida, com esposa e filhos mortos. Seu ânimo ajudou muitos prisioneiros a enfrentar a iminência de morte com esperança. Os soldados alemãs viram em Vitor uma pessoa diferente, e isso ajudou a poupá-lo da morte. Na Bíblia, Jó, José e Daniel são exemplos de que é possível uma pessoa decidir como ser e fazer diante das piores circunstâncias.

"Ser feliz não é ter uma vida perfeita,  mas deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história." - Abraham Lincoln

Portanto, não fique preso ao desânimo. Como diria Stephen Covey: "entre o estímulo e resposta, existe sempre a liberdade de escolha."

"Porque Eu sou o Senhor que conheço os planos que tenho pra vocês, planos de fazer prosperar... de dá-lhes esperança e um futuro" (Jeremias 29:11)

Livro A Harpa de 1000 Cordas
(A 4 dias do lançamento)