sábado, 2 de maio de 2015

ALMEJE FAZER O QUE AMA

Se você acredita que sucesso é só ter dinheiro leia esse texto:

Um menino nasceu em 1856 na aldeia de Smiljan, Império Austríaco, atual Croácia. Ele era o quarto de 5 filhos. Aos 19 anos, fez engenharia elétrica numa universidade austriaca. Lá, concentrou seus estudos nas utilizações da corrente alternada. Anos depois foi para Eslovenia, trabalhou como engenheiro assistente. Por ser muito dedicado ao trabalho e aos estudos, ele chegou a sofrer de esgotamento nervoso. Ele lia muitas obras e memorizava livros inteiros. Por buscar usufruir de sua máxima capacidade mental, ele tinha uma poderosa memória e momentos de inspiração. Ele conseguia visualizar uma invenção antes de construí-la, uma técnica conhecida como pensamento visual. Em 1880, trabalhou numa companhia de telegrafia de Budapeste, onde mais tarde tornou-se electricista-chefe e engenheiro do primeiro sistema telefônico do país. Desenvolveu também o primeiro altofalante. Por ser fluente em 8 idiomas, em 1882 foi para Paris trabalhar na empresa de Thomas Edison. Depois foi para os EUA em 1884, onde tornou-se assistente dele. Após um sério desentendimento com seu chefe, ele perde o emprego e passa por um período difícil, realizando trabalhos braçais. Mas ele consegue fazer um contrato com um grande investidor que convence o governo americano a adotar o modelo-padrão de corrente alternada patenteada por ele. Mas tarde inventou novos tipos de geradores e transformadores. Criou a comunicação sem fio, a lâmpada fluorescente, o controle remoto por rádio e protótipos de transmissão de energia.  Seu nome era Nikola Tesla.

Tesla, apesar de ter uma mente voltada às ciência exatas, ele era uma pessoa sensível e amável. Segundo seus amigos e funcionários, poucos cientistas ou engenheiros puderam ser como ele: um cavalheiro, poeta, filósofo e um apreciador da música erudita. Em homenagem a ele foram criadas moedas com seu rosto. Além disso, seu nome foi dada a uma música, a uma cratera na Lua, a um asteroide e a um aeroporto na Sérvia. A unidade que mede a densidade do fluxo magnético foi nomeada Tesla (T) em honra a ele.

Testa foi um exemplo de sucesso existencial com baixo êxito financeiro. Apesar disso, ele era feliz pois amava o que fazia. Por não dar muita atenção a sua vida financeira ele morreu pobre aos 86 anos.

Fica essa reflexão para quem pensa que sucesso é apenas ter muito dinheiro.

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração." (Colossenses 3:23)

Livro A Harpa de 1000 Cordas