sexta-feira, 22 de maio de 2015

SEJA COMO UM DIODO

Alessandro Volta, em 1800, descobriu a eletricidade contínua. Tesla, em 1890, criou a energia alternada. Na primeira, os elétrons fluem constantemente num único sentido. Na segunda, eles oscilam e mudam de sentido várias vezes por segundo. No mundo real, a corrente contínua está presente nas pilhas, baterias, adaptadores de notebook ou celulares. O problema desse tipo de energia é a sua perda quando transmitida por cabos elétricos. Já a eletricidade alternada pode viajar quilômetros, desde as usinas até as residências, com pouquíssimas perdas. Mas, para que seja utilizada, ela precisa ser convertida em energia contínua, o que já é feito dentro dos eletroeletrônicos, por vários componetes, dentre eles, o principal é o diodo.

O diodo criado em 1904 por John Ambrose Fleming, é hoje indispensável na eletrônica. Ele é formado pela junção de dois materiais semicondutores: germânio e silício. Quando polarizados diretamente, permitem, com facilidade, a passagem de corrente elétrica em um único sentido, mas oferecem uma enorme resistência no sentido contrário. Se uma corrente alternada, que tem picos negativos e positivos, o atinge, somente a parte positiva passa e a negativa é bloqueada. 

A forma como o diodo funciona nos tráz 3 grandes lições: 

1 - A energia que move o mudo está carregada por forças positivas e negativas que se alternam o tempo todo. Como na eletricidade, se não fosse por essas alternâncias, nenhuma força chegaria a você. Em meio a essa realidade, aprenda a transformar todas as situações em energia positiva e luz, assim como faz um diodo.

2 – Da mesma forma como um diodo bloqueia a energia negativa e permite somente a passagem da positiva, sempre que alguém falar algo ao seu respeito, tape os ouvidos aos sentimentos de vitimização e retenha somente o que é útil.

3 – A mesma tempestade que castiga e destrói é a mesma que rega a terra e trás a vida. Na agitação do mar, a água encontra forças para cobrir o máximo de extensão da praia. Na crise, enquanto alguns choram por causa da tormenta, outros vendem lenços. Esses últimos são como os diodos que encontram positividade em meio a instabilidade. Quando algo de ruim acontecer, faça o mesmo.

"Examinais todas as coisas, retende o que é bom." (1 Tessalonicenses 5: 21)

Livro A Harpa de 1000 Cordas