sexta-feira, 29 de maio de 2015

USE SUA DISTINÇÃO

Alguém já disse que você se parece com outra pessoa? Isso acontece por conta de uma série de combinações genéticas aleatórias, o que ocorre em 1 a cada 40 mil indivíduos. É por isso que há pelo menos 150 mil pessoas no mundo parecidas com você!

Mas, apesar dessas coincidências, não existe possibilidade de existir duas pessoas iguais.  A explicação está no DNA. Nosso genoma contém cerca de 3,2 bilhões de letras de código de DNA (A, C, G e T). Mas somente uma pequena parcela de 0,5% é distinto entre as pessoas. Ou seja, somos todos 99,5% iguais, mas os 0,5% de diferença representa 16 milhões de letras, ou seja, um número de combinações possíveis de 4 elevado a 16 milhões. Um valor tão grande que é até difícil descrever aqui. Isso quer dizer que é totalmente impossível existir uma pessoa igual a outra. Isso também vale para gêmeos idênticos.

Não somente o DNA, mas suas digitais são distintas, pois o tamanho e formato delas são formados, em grande parte, pelos genes e por outros fatores, como a pressão das paredes uterinas e até os movimentos do fluido amniótico.

Seus batimentos cardíacos também são distintos, pois são diferenciados por impulsos elétricos. Um eletrocardiograma registra 3 picos, mas como cada coração varia em termos de forma e tamanho, então a altura, largura e espaçamento dos picos varia entre os indivíduos. Algumas empresas, como a Apple, estão criando aparelhos que usam essa característica para verificar identidades.

Sua voz também é distinta: como é altamente improvável que duas pessoas tenham a mesma laringe, boca, nariz, dentes e músculos, com os mesmíssimos tamanhos e formatos, a voz de uma pessoa sempre será diferente da outra.

Seu cheiro também é diferente. Cada pedacinho do nosso corpo possui diferentes tipos e quantidades de secreções e hospeda diferentes tipos de bactérias, que por sua vez transformam nossas secreções, geralmente inodoras, em um cheiro.

Você é diferente pela quantidade e tipo de bactérias que vivem em você.  Existem cerca de 100 trilhões de bactérias no corpo humano, ou seja, há pelo menos 10 bactérias para cada uma de suas célula. Em termos genéticos, os micróbios representam 3,3 milhões de genes, comparados com os meros 23 mil do seu corpo, ou seja, como diria Jeremy Nicholson: “Você é apenas 0,7% humano”.

Tudo em você é único: seu DNA, suas digitais, sua íris, sua voz e até mesmo seus batimentos cardíacos são distintos. Tudo em você é incrivelmente especial! Então por quê não se valorizar, se você merece ser amado(a) de uma forma tão exclusiva? Por quê querer ser igual aos outros e fazer o que todos fazem se suas idéias e potencial para vencer são únicos? Use sua distinção e gere transformação! E Acima de tudo, não esqueça: Deus o ama assim como você é!

“Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu”. (Isaías 43:1)

Livro A Harpa de 1000 Cordas