quarta-feira, 18 de março de 2015

SABER FRACASSAR

Você sabia que tão importante quanto saber ganhar é saber perder?

É no esporte que aprendemos as grandes lições de superação. Lance Armstrong, por exemplo, nunca havia ganhado uma corrida no Tour de France, a prova de ciclismo mais tradicional do mundo. E, devido a um câncer, parou de disputar. Depois que se recuperou, voltou a pedalar, mudou seu estilo, criou novas estratégias e voltou a competir. O resultado: venceu 7 vezes!

Outro grande exemplo foi Michael Jordan. Ele tentou entrar no time do colégio durante seu segundo ano, mas tendo apenas 1,80 m foi rejeitado. No verão seguinte, após muitos treinamentos rigorosos ele cresceu 10 cm. Após ganhar uma vaga no time, teve médias de 20 pontos por jogo, depois foi recrutado por vários programas de basquete universitário. Ganhou uma bolsa e se formou em geografia cultural.  Dali em diante teve sucessivas vitórias no NBA e All-Star game. Num único jogo chegou a fazer 69 pontos. Foi bicampeão olímpico pelos EUA. Ao longo da vida fez 32.292 pontos. É considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos.

Interessante que a palavra Jordan traduzindo para o português é Jordão, que significa “aquele que desce” . Lembre-se que Jesus foi batizado no rio Jordão e segundo a Bíblia, pelo menos 3 milagres aconteceram nesse rio. Assim, quem deseja vencer precisa aprender a descer. Segundo um dos técnicos, Jordan testava seus limites e se empenhava nos treinos como se fosse um... novato. Isso mesmo! Quem deseja ser grande precisa aprender a ser pequeno! Como diria o jogador de futebol americano Pat Tillman: “Todos os dias, ao levantar, piso na minha vaidade para que ela não me desvie do meu caminho.” Portanto, mesmo que você não pratique nenhum esporte, pelo menos aprenda a grande lição de vida que Jordan ensina:

“Eu errei mais de 9000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 vezes, confiaram em mim pra fazer a cesta da vitória, e eu errei. Eu falhei uma vez, de novo, e outra vez na minha vida. E é por isso que eu obtive sucesso!”

Portanto, se você deseja chegar longe, aprenda a fracassar. 

“Embora eu tenha sim, caído, me reerguerei; ainda que eu esteja vivendo em trevas, o Senhor será a minha luz” (Miqueias 7:8)
 
📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas