terça-feira, 5 de maio de 2015

SEMEIE BOAS OBRAS

Um menino nasceu em 1907 no Rio de Janeiro. Filho de funcionário público. Aos 21 anos casou-se com uma filha de imigrantes italianos. Um ano depois entra na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde formou-se engenheiro arquiteto. Aos 27 anos trabalha como estagiário. Dois anos depois foi colaborador de um arquiteto suíço num projeto do MEC. Em 1940, teve a oportunidade de conhecer o prefeito de Belo Horizonte, com o qual realiza seu primeiro grande projeto. Em 1947 participou do Comitê Internacional de Arquitetos que projetou a Sede da ONU em Nova Iorque. Ele ainda desenvolveu outras grandes obras, mas seu nome tornou-se mesmo conhecido quando contribuiu na construção da capital do Brasil, Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960. O nome desse grande profissional era Oscar Niemeyer:

Niemeyer realizou mais de 600 projetos em todo o mundo. É um dos maiores nomes da arquitetura moderna. Tem como característica principal o uso do concreto armado para as suas construções, com seu estilo inconfundível. Ele faleceu em 2012, no Rio de Janeiro. Sua história nos tráz duas grandes lições:

1 - A vida é cheia de curvas. Nada do que existe na natureza segue em linha reta: as montanhas, os vales, as ondas do mar, a anatomia de homens e animais são compostos de curvas. Nem mesmo a luz viaja em linha reta no universo pois ela é curvada pela força gravitacional de planetas e estrelas. Nyemeier inspirou-se na arquitetura divina para embasar suas obras.

“Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo. ” -- Oscar Niemeyer

2 - Um grande profissional é um grande semeador de boas obras. Nyemeier trabalhou com Juscelino Kubitschek quando este ainda era prefeito de Belo Horizonte. 16 anos depois foi convidado para construir Brasília quando Kubitschek tornou-se presidente. Quando damos o nosso melhor, nós crescemos com o crescimento de nossos superiores e clientes. Assim, se você não quiser ficar sem trabalho e nunca deixar de progredir, dê o seu melhor.

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças". (Eclesiastes 9:10)

 Livro A Harpa 1000 Cordas