sexta-feira, 15 de maio de 2015

BUSQUE A HONRA E SEJA UM EXEMPLO

Há muitos anos, Al Capone dominava Chicago por meio do contrabando, das bebidas, prostituição e assassinatos. Ele tinha um advogado apelidado “Easy Eddie”, que conseguia mantê-lo fora da cadeia por muito tempo. Nas vezes em que fora preso, era acusado apenas de omitir rendimentos ao fisco americano. Em reconhecimento ao ótimo trabalho de Eddie, Capone lhe pagava muito bem e lhe dava muitas vantagens especiais, como uma enorme mansão protegida, que ocupava um quarteirão inteiro, onde ele e a família podiam viver confortavelmente. Eddie frequentava a alta sociedade e não precisava se preocupar com as atrocidades à sua volta. Mas Eddie tinha um filho que amava muito e fazia de tudo para que ele tivesse tudo do bom e do melhor: roupas, carros e uma excelente educação. Preço não era problema. E, apesar do seu envolvimento com o crime organizado, Eddie tentou sempre lhe mostrar o que era certo e o que era errado, pois queria que seu filho se tornasse um homem melhor que ele. Mas infelizmente, naquelas condições, ele não podia fazê-lo, pois não tinha um bom nome e nem um bom exemplo. Mas um dia, Eddie tomou uma decisão muito difícil: corrigir as injustiças de que havia participado como advogado. Ele iria às autoridades e contaria toda a verdade sobre Al Capone, limpando o seu nome e oferecendo ao filho um grande exemplo de integridade moral recuperada. Para tanto, teria que testemunhar contra a quadrilha de Capone, mesmo sabendo que o preço a pagar seria muito alto. Ainda assim, ele o fez. Um ano depois, Eddie foi assassinado a tiros numa rua de Chicago. Sua morte representou ao filho o maior presente que um pai poderia oferecer: um exemplo de honra e integridade! A polícia recolheu em seus bolsos um rosário, um crucifixo, uma medalha religiosa e um poema, que dizia:

"O relógio da vida recebe corda apenas uma vez e nenhum homem tem o poder de decidir quando os ponteiros irão parar, se mais cedo ou mais tarde. Agora é o único tempo que você possui. Viva, ame e trabalhe com vontade. Não ponha nenhuma esperança no tempo, pois o relógio pode parar a qualquer momento."

A morte de Eddie provou que nenhum sucesso financeiro é mais importante que o valor do exemplo.

E, enquanto há vida, Deus nos dá oportunidade para eliminar nossas falhas de caráter e buscar nEle a verdadeira integridade.
 
"Seguirei o caminho da integridade;  quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro". (Salmos 101:2)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas

SUBA E LEVE OUTROS COM VOCÊ

Maurice Wilson, nascido em 1898, era um inglês idealista, que dizia que escalar os 8.848 metros do Everest seria uma ótima forma de divulgar sua crença de que os males da humanidade poderiam ser curados através do jejum e da fé em Deus. Mesmo sem saber nada sobre aviação e alpinismo, Wilson comprou um pequeno avião monomotor e aprendeu a pilotar. Depois, passou cinco semanas caminhando nas colinas da Inglaterra aprendendo o que ele achava que precisava saber sobre alpinismo. E então, em 1933, deco­lou rumo ao Everest via Cairo, Teerã e Índia. Por não ter conse­guido permissão para sobrevoar o território nepa­lês, vendeu o avião e foi por terra até Darjee­ling, onde soube que não tinha permissão para entrar no Tibete. Mas isso não o desanimou. Ele contratou 3 sherpas, disfarçou-se de monge budista e, desafiando as autoridades do Império Britânico, caminhou escondido por quase 500 Km entre florestas e planícieis tibetanas até chegar ao Everest. Subindo pelo gelo sobre as rochas, começou bem, mas, quando se deu conta das reais dificuldades, passou a se perder com freqüência. Apesar da exaus­tão e frustração, ele estava determinado a persistir! Cerca de um mês depois, ele conseguiu chegar a 6.400 metros e encontrou um suprimento de comida e equipamentos deixados por membros de uma expedição fracassada anterior. Depois, ele subiu até chegar a 6.919 metros, onde havia um penhasco vertical de gelo que o impedia de prosseguir, assim ele foi forçado a recuar. No entanto, nada havia que pudesse fazê-lo desistir. Ele escreveu em seu diário: "Esta será a última tentativa e me sinto com sorte". Deu um tempo e rumou para o topo. Um ano depois, uma expedição achou seu corpo congelado sobre a neve, a 7.500 metros. Maurice Wilson, apesar de sua incomparável determinação e devoção, morreu congelado em 1934.
 
A história de Wilson mostra que a fé e persistência podem levar uma pessoa a grandes conquistas. No entanto, o topo das realizações humanas é um lugar frio e tempestuoso, e para se chegar e se manter lá, é preciso levar outras pessoas consigo.
 
Em 2003 um alpinista encontrou uma tenda antiga a 8.500 metros que possivelmente tenha pertencido a Wilson. Talvez ele tenha chegado ao topo, mas ninguém realmente sabe se ele conseguiu. Assim, enquanto você estiver subindo rumo as suas conquistas, jamais esqueça: “Quem vai sozinho, vai mais rápido. Quem vai junto, vai mais longe. Quem mantém-se acompanhado, mais tempo em cima permanecerá! E se descer, terá com quem se reedificar!”
 
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Eclesiastes 4:9-12)
 
📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas