sábado, 23 de janeiro de 2016

PONHA ESSE SIMBOLO EM SEU CORACAO

Segundo o historiador Eusébio de Cesaréia, em 312 a.C, o imperador Constantino estava empenhado em uma das maiores batalhas de sua vida, a qual travaria contra o imperador Maxêncio. Ao encarar o exército inimigo duas vezes maior que o seu, ele percebeu que provavelmente morreria em batalha. Mas, naquela noite ele sonhou com um anjo trazendo a imagem da cruz e dizendo as palavras proféticas: “Com este símbolo, vencerás.”

Há momentos em que um homem deve tomar uma grande decisão. Decisões podem causar efeitos tão impactantes que podem transformar não somente o destino de uma nação, mas do mundo. E foi assim que aconteceu naquela noite de outubro, quando Constantino – filho de Constâncio e Helena – fora chamado a decidir qual seria o destino do Império de Roma. Não se sabe o que se passava eu sua mente, se ele estava seguro de suas decisões ou estava em dúvidas e hesitações. Sabe-se apenas que na manhã seguinte, ele não só fez imprimir a cruz de Cristo nos estandartes de suas legiões, mas mandou remover o Labarum, a águia imperial de Júpiter dos escudos romanos, e colocou a cruz seu lugar.

E foi dessa maneira que Constantino conseguiu impressionantemente derrotar o exército rival as margens do rio Tibre. No dia 28 de outubro de 313 a cruz saiu vitoriosa sobre a poeira do grande campo de batalha de Saxa Rubra. Esse fato levou Constantino a converter-se ao cristianismo. Um ano depois, a 13 de junho de 313, ele promulgou o Edito de Milão com o qual todas as leis contra os cristãos ficavam abolidas e o Cristianismo se tornava a religião oficial do Império Romano. Por meio disso, ele pôs fim à era das perseguições e abria uma nova época de liberdade de culto para os cristãos, antes perseguidos e servidos como alimento para os leões.

Os fatos acima nos trás as seguintes lições:

1 – Tudo o que decidimos hoje tem impacto estrondoso em nosso futuro. É o chamado “Efeito Borboleta”, cuja analogia diz que até mesmo o bater de asas de uma borboleta pode contribuir para a formação de uma grande tempestade. Da igual modo, se hoje você decidiu abrir uma empresa, fazer determinado curso na faculdade, casar com determinada pessoa, ou até mesmo comer determinado alimento num fim de semana, isso, de alguma forma, terá um grande impacto sobre seu futuro.

2 – A cruz, antes símbolo de morte, após o sacrifício de Jesus, é hoje vista como símbolo de vida. Isso não significa que ela deva ser usada como amuleto, ou erroneamente utilizada como nos tempos das cruzadas, moldadas nos escudos de guerreiros que “matavam em nome de Deus”. A cruz de Cristo deve remontar nossos pensamentos ao calvário, onde Jesus deu sua vida por amor, para salvar e libertar o homem que estava perdido. Como diria John Ston: “Se você quer uma definição do que é amor, não vá ao dicionário, vá ao calvário”.

"Nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos; mas para os eleitos – quer judeus quer gregos – força de Deus, e sabedoria de Deus. Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens." (1 Cor 1: 23-25)

Harpa de 1000 Cordas