domingo, 19 de outubro de 2014

MURALHAS E MÁSCARAS

A Muralha da China e uma impressionante estrutura construída entre o ano 220 a.C e século XV, durante a Dinastia Ming. O muro tem 21Km e 7 metros de aultura. Cerca de 1.000.000 de operários trabalharam nele, mas acredita-se que 80% teriam morrido na obra, por causa da má alimentação e do frio. Mas muros não são eternos e não resolvem problemas para sempre. Mesmo com toda sua magnitude, a muralha não impediu as incursões de mongóis, xiambeis e outros povos, que ameaçaram o império chinês. Assim, no século XVI o muro foi abandonado.

Em tempos modernos outro muro foi erguido: o muro de Berlin, que foi simbolo de um período denominado Gerra Fria, que durou 38 anos.  Construído em 1961 foi derrubado em 1989. A denominação Guerra Fria mostra que não ouve um conflito sangrento, mas tecnológico e armamentista. O muro separava duas Alemanhas, uma capitalista e outra socialista.

Todos os muros um dia são derrubados. Na Bíblia, no livro de Josué, por volta do ano 1.400 a.C, os israelitas destruiram o muro de Jericó depois de andar 7 dias ao seu redor, gritando e tocando trombetas de chifre de carneiro.

Da mesma forma, o muro que criamos, ou máscaras, um dia caem.  Nenhuma máscara pode durar mais do que a pele do próprio rosto. Mas é aí que vínculo acontece. Quando amamos as pessoas, as aceitamos com seus defeitos, criamos alianças. Assim, quando os muros caem, e nos pré-dispomos a nos unir, criamos impérios!

"Nada será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor". (Rom. 8:38-39)

Livro A Harpa de 1000 Cordas