quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SABEDORIA COMO OURO

Aqueles que estudaram engenharia já devem ter ouvido sobre a unidade de capacitância Faraday. Essa grandeza foi inspirada em Michael Faraday, nascido em 1791 em Londres. Ele era um menino pobre que tinha um pai ferreiro que vivia muito doente, com 10 filhos pra sustentar. Toda família esperava que Faraday completasse 12 anos pra começar a trabahar e ajudar nas despesas. Mas Faraday amava livros. Ele acreditava que a Bíblia tinham uma espécie de poder mágico, e que os livros abriam portais para diferentes mundos. Um dia, entrou numa loja que encadernava e vendia livros. O dono da loja, George Riebau, ficou encantado pela reverência do jovem por aqueles impressos. Estimulou-o a voltar e logo Faraday começou a frequentar a livraria. Para ajudar a família, Riebau ofereceu-lhe emprego como entregador, e depois como aprendiz de encadernador. O proprietário incentivou-o a ler tudo o que quisesse nas horas de folga. Ao ler livros técnicos, Faraday começou a se interessar por eletricidade e passou a sonhar em ser um cientista, mas na Inglaterra daquela época, somente as classes superiores tinham acesso a laboratórios e universidades, portanto, aquilo era um sonho impossível! Então, em 1809, Riebau deu-lhe de presente o livro Improvement of the Mind (Aprimoramento da mente), de Isaac Watts. O livro recomendava práticas científicas que qualquer pessoa podia adotar para aprender, ampliar mente e mudar seu destino. Conforme orientações do livro, Faraday fazia experimentos e anotações. Um dia, Riebau pegou o  caderno de Faraday e mostrou ao seu cliente William Dance, membro da prestigiosa Royal Institution. Folheando-o, Dance ficou impressionado. Convidou o jovem para assistir a uma série de palestras promovidas pela instituição. Ao assistí-las, Faraday cada vez mais ansiava por tornar-se cientista. Escreveu várias cartas para o presidente da Royal Society e candidatou-se aos empregos mais triviais. Depois de um tempo, Faraday é admitido como auxiliar de laboratório. O salário era bem abaixo do que de encadernador, mas isso não importava. Assim, trabalhou anos como aprendiz até tornar-se mestre. Fez descobertas na área do eletromagnetismo que foram precursoras da criação dos atuais motores elétricos. A superação dos anos de pobreza, das expectativas frustradas e das humilhações valeram a pena. Aquele que fora um dia um menino pobre, sonhador, mas apaixonado por livros, tem agora seu nome escrito na história como um dos maiores cientistas de sua época!

Shakspare dizia que somos feitos da mesma matéria que nossos sonhos. Portanto, seu sonho e você são as mesmas coisas. Como foi a Faraday, você também pode realizá-lo! Mas antes é preciso abrir os portais que conduzem o homem mentalmente ao seu destino. Essa abertura no espaço-tempo chama-se conhecimento. Assim, jamais deixe buscá-lo. Informação é a energia gera saltos quânticos para um nível maior de consciência. Acredite, estude e alimente sua fé com conhecimento prático! Se você realmente deseja tirar o pé da lama, remova primeiramente a cabeça da  miséria!

“Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.” (Prov. 2:3-5)  

Livro A Harpa de 1000 Cordas