quinta-feira, 25 de junho de 2015

NÃO DEIXE O PODER LHE SUBIR A CABEÇA

Ninguém sabe detalhes sobre a origem desse homem.A região da Áustria onde  ele nasceu em1889 fora destruída pela guerra. Mas segundo historiadores, ele provavelmente tinha sangue judeu, já que sua avó trabalhava como empregada de uma família judia na época em que ficou grávida, possívelmente fruto de uma relação extraconjugal com seu patrão. Sua mãe morreu de câncer quando ele estava com 18 anos e ele teria culpado o médico judeu por não ter a salvo da morte. Conta-se que ele queria ser pintor, mas fora rejeitado pelos judeus que trabalhavam no setor artístico da cidade. Registros apontam que ele fora flagrado tendo relações homossexuais com um de seus colegas nas trincheiras da primeira guerra e teria sido atacado pela imprensa judaica por causa disso. Até os 30 anos ele foi um completo fracasso, mas assim que a Primeira Guerra começou ele se alistou no exército como mensageiro e chegou a receber condecorações por bravura, sendo promovido a cabo. Mais tarde, um ataque com gás o deixa parcialmente cego. No hospital ele soube que a guerra havia terminado e que seu país havia assinado um acordo armistício de rendição. Aquilo despertou nele o desejo de vingar sua pátria contra os políticos traidores, muito deles judeus. Ao sair do hospital, ele foi enviado para investigar grupos extremistas em outra região. Ao divulgar seu diagnóstico nas cervejarias da cidade ele descobriu que era um ótimo orador. Então filiou-se a um partido e chegou ao posto de porta-voz. Rapidamente o grupo cresceu de 60 para 2 mil pessoas, graças ao impacto de seus discursos. Seu partido tentou dar um golpe de estado, mas ele foi preso e detido por 13 meses. Durante a crise de 1929, seu partido foi de 12 para 107 cadeiras no congresso nacional, então ele pressionou o presidente da republica para lhe dar o cargo de primeiro ministro, mas foi ignorado. Concorreu as eleições, mas perdeu. Todos achavam que seu partido iria acabar, mas ele tira proveito das fraquezas e intrigas do congresso e chega ao posto de chanceler. Um mês depois de assumir o poder um incêndio criminoso destrói o parlamento. Ele culpa comunistas e marxistas pelo sinistro e ordena a prisão dos seus adversários. Em dois meses, mata todos os seus opositores. Despois, com a morte do presidente da republica, ele assume o poder e usa de intrigas para afastar comandantes conservadores do exército. Mesmo sem vencer uma eleição presidencial ele ganha apoio popular e faz uso de propagandas para unificar o país. O nome deste fuhrer - "líder" em alemão - é Adolf Hitler. O homem responsável por um dos piores genocídios da história, que matou mais de 12 milhões de pessoas, dentre esses 6 milhões de judeus, e que depois disso se suicidou! 

A história de Hitler nos tráz as seguintes lições:

1 - Não seja vitma de traumas do passado. Jamais alimente ódio ou mágoa por alguém, como o fez Hitler pelos judeus. Quando você permite que o ódio faça morada em sua mente, você está assinalando também sua própria destruição e a dos outros.

2 - O poder absoluto sempre se corrompe. Não havendo nenhuma forma de controle interno sobre tal poder, o mesmo tende a infringir princípios e tornar-se insustentável.

3 - O mal sempre tira proveito de intrigas internas. Sempre que homens bons se desgastam em brigas e discussões fúteis, os maus ganham terreno. Da mesma forma, sempre que você mantém um conflito interno, o maligno encontra uma brecha para dominar sua mente.

4 - Por maior que seja o talento de uma pessoa (Hitler falava muito bem em público), se ela não tiver respeito pelas pessoas, toda sua grandeza será perdida em meio a arrogância.

"Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mateus 23:11-12)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas