sábado, 6 de dezembro de 2014

AS FERIDAS NÃO DETERMINAM O BRILHO

A lua que é tão linda e que encanta tantos corações românticos, tem sua superfície marcada por cerca de 300 mil crateras. Isso mostra que uma pessoa, mesmo ferida e marcada pelos traumas da vida, pode ainda assim, continuar bela e irradiante!

Livro A harpa de 1000 Cordas

A MORTE DO "YO NO PUEDO"

Márcio Griecco, presidente do laboratório Bristol Myets Squibb do Brasil,  anos atrás, ao assumir a presidência da empresa em Porto Rico,  deparou-se com uma dificuldade intransponível.  A empresa estava contaminada pelo apego aos velhos hábitos e a resistência às mudanças. Cada proposta feita por Griecco esbarrava na muralha do "eu não posso". Era a frase que mais ouvia, tal qual um CD arranhado: "yo no puedo".

O que fazer?  Ameaças de demissão e medidas autoritárias não faziam parte do seu estilo de liderança. Afinal, ele queria cooperação, e não servidão. Os diálogos não adiantavam, seus argumentos pareciam entrar num ouvido e sair pelo outro. A solução encontrada por Grecco surpreendente pela originalidade e pelos resultados incríveis que proporcionou. Um belo dia, ele pediu aos funcionários que escrevessem suas listas de "yo no puedo". Todos deveriam enumerar, uma a uma, as coisas que achavam que não podiam fazer,  tanto no plano pessoal quanto profissional. A seguir foi convocada uma reunião na qual eles apresentariam suas listas.

Os funcionários devem ter pensado que ele havia enlouquecido quando o viram chegar pra reunião vestido de padre e carregando um pequeno caixão fúnebre. Grecco pediu-lhes, então, que depositassem suas listas no caixão e anunciou:"hoje vamos enterrar de uma vez por todas o 'yo no puedo'". Impressionados, eles seguiram o presidente em uma procissão que percorreu os corredores da empresa até chegar a área externa,  onde foi aberta uma cova e o "yo no puedo" foi enterrado com todas as honras. O gesto simbólico exerceu um poderoso efeito transformador mentalidade dos porto-riquenhos. Até hoje, quando visitantes deparam com a inusitada lápide e perguntam quem está lá, os funcionários relatam orgulhosos, a história do dia em que o "yo no puedo" morreu.

"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível."( Mat.:17:20)

Livro A Harpa de 1000 Cordas