segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A PARTÍCULA DE DEUS

O bóson de Higgs, proposto há mais de 50 anos para explicar a origem das massas pelo físico Peter Higg, ficou conhecido como a Partícula de Deus, após a publicação do livro "A Partícula de Deus: Se o Universo é a resposta, qual é a pergunta?", escrito em 1993 pelo físico Leon Lederman, ganhador do Prêmio Nobel. 

O bóson de Higgs é uma espécie de "campo de força" que permeia cada nanômetro quadrado do universo. Fótons e outras partículas de energia pura que não tem massa, não tomam conhecimento desse campo. Quarks, elétrons e outras particulas com massa criam uma espécie de atrito com esse campo, resultando na própria massa dessas partículas.

Segundo cientistas, qualquer instabilidade no campo de Higgs, seria o suficiente para que todo o universo fosse tragado pela força de sua própria gravidade. Se não fosse a "partícula de Deus", não teríamos a forma material que temos hoje. Seríamos apenas energia dispersa no universo. De igual maneira, um homem sem Deus tende a ter uma vida vazia, sem propósito, sem sentido e sem destino, a viver em função de ideias centradas em si mesmo. Alguém assim não se assemelha a patículas sem massa que gravitam em torno de nada? 

"Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus." (Mateus 4:4) 

Livro A Harpa de 1000 Cordas