segunda-feira, 9 de março de 2015

BATE BOCA DESNECESSÁRIO

Voce acha que vale a pena entrar num debate sobre questões polêmicas como religião, política e futebol?

Roger Morneal certa vez fora convidado para uma discursão, na qual o Sr. Gauvin, decidiria qual religião seguir. Quando chegou ao local, haviam muitas pessoas reunidas como se estivessem esperando um grande debate. Seu adversário era um pastor, ex-padre, com doutorado em divindade, que, quando o viu, olhou-o com desprezo e disse que apenas 20 minutos seriam suficientes para vencê-lo. A discussão começa, e Morneal encontra dificuldades para seguir os raciocínios do pastor que dava muitas voltas,  falavando de assuntos polêmicos, como a origem do homem, divindade de Jesus, dia de guarda..., e Morneal sempre mostrava a verdade através de passagens bíblicas que sabia de cor. O pastor tenta confundir a todos dizendo que aqueles versos não deveriam ser interpretados literalmente. O tempo passa e o clima esquenta, o que era para ser 20 minutos, transforma-se em quase três horas. Como era de se esperar, as pessoas nunca querem dar o braço a torcer quando estão numa discussão. A Bíblia diz que Paulo e Barnabé tiveram uma disputa tão forte que, ao final cada um foi para seu lado, sem que nada fosse decidido.
Quando debate parecia que nunca teria fim, Morneal, em silêncio faz uma oração, pedindo a presença do Espírito Santo naquela reunião. Quando fala novamente, começa a pregar sobre o amor de Deus e como sofremos por falta de fé na Sua palavra..  e então relata suas experincias com Deus. O pastor contesta, mas é interrompido pelo anfitrião da casa, o Sr. Gauvin, que diz  que, daquele dia em diante, ele e sua família serviriam a Deus da forma como a Bíblia ensinava e que eles seriam membros da mesma denominação de Morneau.

Dale Carnegie diz que devemos evitar o “ângulo agudo”, ou seja, o confronto de frente numa discussão. Ele deixa bem claro que, num bate boca, a tendencia é que, ao final, ambas as partes estejam mais convictas de suas opiniões. Stephen Covey diz que devemos primeiro compreender para depois sermos compreendidos. Augusto Cury diz que é pelo coração que se chega a mente das pessoas. Ou seja, todos os autores ensinam que, antes de querermos ser convincentes, devemos ser empáticos. Não é assim que as mulheres convencem os homens? Não é assim que os filhos convencem os pais? Das mesma forma, para persuadir, precisamos aprender a ganhar a simpatia das pessoas, evitando a discórdia ou ataques pessoas. E é assim também que Deus trabalha na mente humana.
“Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” (Zacarias 4:6 )
 Livro A Harpa de 1000 Cordas