quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A SEMENTE DA SEMENTE

A Bíblia diz que “o reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore.”

A parábola do grão de mostarda nos trás uma grande lição de crescimento a partir de pequenas ações. A exemplo do cristianismo, que começou com 12 pessoas e hoje possui mais de 2,6 bilhões de adeptos, qualquer pequeno sonho pode tornar-se num gigante empreendimento. O fato da semente de mostarda levar até 10 dias para germinar, e mais alguns anos para frutificar, também ensina-nos que o sucesso nunca vem de imediato, ele é fruto do esforço e do tempo.

Hoje sabemos que a semente de mostarda, com 2 mm, não é a menor das sementes. A menor semente é a de morango, com cerca de 1 mm de diâmetro. No entanto, o morango não existia na Palestina há 2000 anos atrás, e por isso Jesus não se referiu à ela. A planta que hoje produz morango foi criada por meio de cruzamentos e enxertos em 1740 na França, a partir de plantas silvestres trazidas da América do Norte.

Seja você uma semente de mostarda ou de morango, saiba que você jamais saberá seus limites, pois qual é a semente que sabe quantos frutos, quantas árvores e quantas florestas surgirão depois de semeada?

Assim, independente de sua origem, classe social, situação econômica, a ordem é: esforce-se, semeie, faça o seu melhor! Afinal, é de pequenas sementes que brotam grandes árvores!

“Pela manhã semeia tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas.” (Ecles. 11:06)

Livro A  Harpa de 1000 Cordas
Coloque-me no seu grupo do whatsapp e receba mensagens do livro.  92 9323 1187