quarta-feira, 8 de abril de 2015

VOCÊ É O ARTISTA

Conta-se a lenda que um menino nasceu morto por asfixia. Enquanto a parteira atendia à mãe da criança, o médico soprou-lhe fumo de um charuto na face, o que fez a criança chorar. O menino sobreviveu por pouco. Anos depois, ainda muito novo, acompanhava o trabalho de seu pai, que era conservador de museu, pintor e professor de desenho, mas ganhava pouco. O pai pintava os pombos que pousavam perto da sua casa e ocasionalmente pedia ao filho para terminar os quadros. O talento do garoto se desenvolvia. Sua primeira obra foi pintada aos 8 anos. Com 13, tinham igual talento ao pai. Na escola de arte, as obras que deveria apresentar em um mês, ele terminava em poucos dias, destacando-se dos colegas finalistas. Com 14 anos, ele conseguia superar as exigências de uma conceituada academia de arte. Mesmo assim, o pai não deixava de cuidar do rendimento escolar do filho. Quando o jovem visitava os museus, ele olhava como pintavam os grandes mestres e tentava imitá-los. Numa viajem a Paris, ele morou com um amigo que era jornalista. O amigo dormia de noite e o jovem durante o dia, pois costumava trabalhar à noite. Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como combustível para o aquecimento do quarto. Ele adoece e em meio as dificuldades da recuperação, longe do lar paterno, o jovem conhece os modernistas, a arte francesa e britânica. Trabalhando exaustivamente durante a noite, até o dia amanhecer, o jovem organiza em 1900 sua primeira exposição ao público. E foi assim que o mundo conheceu um dos maiores artistas do século XX: Pablo Picasso.

Ao longo da vida Pablo fez fortuna com suas milhares de obras. Mesmo aos 87 anos, ele conseguia produzir 347 gravuras em 7 meses. Ele morreu em 8 de abril de 1973 (um dia como hoje), aos 91 anos, legando ao planeta uma vasta herança artística, cultural e existencial.
 
Dessa história podemos tirar as seguintes lições:

Lição 1 - As pessoas que fazem o que amam chegam mais longe, produzem com alegria e evoluem mais. Como diria Auguste Rodin: “O mundo não será feliz a não ser quando todos os homens tiverem alma de artista, isto é, quando todos tirarem prazer do seu trabalho” .
Lição 2 - Você é artista dessa obra chamada vida. Se não há nada que de bom que você faça que interesse aos outros, crie. Como disse Andy Warhol: “Um artista é alguém que produz coisas de que as pessoas não têm necessidade, mas que ele - por qualquer razão - pensa que seria uma boa ideia dá-las a elas”.
Lição 3 - A beleza está nos olhos de quem vê. Talvez você não tenha interesse pela chamada terceita arte – a pintura – no entanto, um dos quadros mais valiosos de Picasso, como o “Rapaz com Cachimbo”, valia 104,1 milhões de dólares. Só não dar valor às coias quem não entende de nada!

Da mesma forma, somos valiosos para Deus, pois só Ele sabe que, se quisermos,  podemos também fazer coisas grandiosas.
 
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas”. (João 14.12)
 
📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas