segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

CONFLITOS SEM FIM

A Guerra dos Cem Anos foi um dos maiores conflitos da Idade Média, entre duas das principais potências européias: França e Inglaterra. Apesar do nome, durou 116 anos -  começou em 1337 e terminou em 1453. Não foi um confronto ininterrupto, mas uma série de disputas que incluíram várias batalhas.

A Batalha de Sluys (1340);
A Batalha de Crécy (1346);
A Batalha de Calais (1347);
A Batalha de Poitiers (1356);
A Batalha de Cocherel (1364);
A Batalha de Azincourt (1415);
O Cerco a Orléans (1429);
A Batalha de Jargeau(1429);
A Batalha de Meung-sur-Loire (1429);
A Batalha de Patay (1429);
A Batalha de Formigny (1450);
A Batalha de Castillon (1453).

Uma mesma guerra pode gerar muitas batalhas. Esse tipo de conflito assemelha-se a muitos que enfrentamos todos os dias como discussões mal resolvidas, debates intermináveis e disputas desnecessárias que só resultam em desgastes e morte dos relacionamentos. Como foi a Guerra dos Cem Anos, encontrar solução exige grandes habilidades diplomáticas. Na Bíblia, Esaú e Jacó viveram uma disputa ferrenha, é só após vinte anos entraram em acordo. Da mesma forma, se você quiser dar um ponto final a uma guerra, opte pela conciliação. Não existe melhor caminho para a paz do que a aceitação, a diplomacia e o perdão.

"Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós 3:3)

Livro A Harpa de 1000 Cordas

AMARGURA NECESSÁRIA

Quando criança, sempre que eu ficava doente, meu sofrimento, além da doença, também vinha do tratamento fornecido por minha mãe. Como não tínhamos muitos recursos pra comprar remédio, quase todas as doenças eram tratadas com chá de alho com casca de limão.  Só o cheiro daquilo me dava náuseas e o gosto me fazia vomitar. Apesar do desconforto, bastavam uma ou duas doses para que minha saúde fosse restabelecida.

Hoje eu sei que aquela amargura do chá tem origens bem nobres. A casca do limão possui d-limoneno, citronelal e felandreno. Essas substâncias atuam como desintoxicante natural, antisséptico e ajudam a aumentar as defesas do organismo, além de atuarem de forma benéfica sobre a pressão arterial.

Já o alho possui ajoena, que destrói o sistema de comunicação entre as bactérias que resistem aos antibióticos, de maneira que elas podem ser facilmente destruídas.

Sempre que você estiver vivendo um momento amargo, entenda que Deus deseja aumentar suas defesas, fortalecer seu coração e desintoxicar sua vida dos sentimentos negativos. No entanto, todo esse processo é doloroso, mas necessário para moldar o caráter e aperfeiçoar a mente, para enfim, dar a você a vitória. Como diria Alex Cardoso: "só merece o doce quem provou o amargo."

"Lembra-te da minha aflição e amargura... A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim."  (Lamentações de Jeremias 3:19 - 22)

Livro A Harpa de 1000 Cordas