quinta-feira, 2 de abril de 2015

COBIÇA E INVEJA

Você sabe qual a diferença entre inveja e cobiça?

Parece a mesma coisa, mas não é. Inveja é querer que a outra pessoa não tenha algo. “O invejo é ávido por riqueza e não percebe que a pobreza o aguarda.” (Prov 28:22). Já a cobiça é desejar o quê não é seu. Por isso que Deus diz em sua lei: “Não cobiçarás” (Êxodo 20:17).

T. Harv, autor do livro “Os  Segredos da Mente Milionária” diz que as pessoas de MENTALIDADE pobre costumam olhar para o sucesso alheio com ressentimento, ciúme, inveja, cobiça e até desprezo. Ele conta que, em seus tempos de dureza, tinha um carro velho e mudar de faixa nunca era problema. Quase todos os motoristas o deixavam entrar. Depois que ele ficou rico e passou a andar de Jaguar, começou a ser cortado no trânsito. Sem motivo, os demais motoristas lhe faziam gestos obscenos. Muitas vezes, quando estava parado, as pessoas ativaram objetos e riscavam seu carro.

Mas a armadilha da inveja ou cobiça pode atingir qualquer pessoa, até mesmo o próprio milionário Harv. Certa vez, ele estava assistindo o programa Oprah na TV. Ela estava entrevistando a atriz Halle Berry, ganhadora do Oscar 2002 por sua atuação em “A última ceia”. Ela estava falando sobre seu contrato de 20 milhões de dólares, um dos maiores da história do cinema. Ela dizia que não ligava para dinheiro e que lutou por esse contrato para abrir caminho para as suas colegas de profissão. Nesse momento Harv pensou: “Sem essa! Você acha que as pessoas são idiotas? Essa é a melhor jogada publicitária que já vi na vida.” Ele diz que uma energia negativa crescia em seu coração. E foi quando reagiu: “Cancela, cancela...”, e gritou em sua mente: “É isso aí, garota! Você é o máximo! Você devia ter pedido 30 milhões. Parabéns! Você merece.” Depois disso ele se sentiu muito melhor.

O invejoso ou cobiçoso gasta suas energias querendo o mal dos outros. Mas quem almeja chegar à execelência precisa lutar contra esses sentimentos. Assim, comemore quando alguém chegar ao sucesso e tome isso como fonte de inspiração! Como diriam os sábios do havaí: “Abençoe aquilo que você quer.” Portanto, deseje coisas boas para todas as pessoas, inclusive aquelas que estão numa situação melhor do que a sua  -- um dia você também estará lá e vai querer o mesmo. -- Agindo assim, você também estará aumentando sua riqueza interior!

“Não planejem no íntimo o mal contra o seu próximo e não queiram jurar com falsidade. Porque eu odeio todas essas coisas", declara o Senhor. (Zacarias 8:17)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas