sábado, 30 de maio de 2015

SEJA OBEDIENTE

Conta-se que o nascimento de um menino em 1561 foi fruto de uma relação extra conjugal entre a rainha Elizabeth I e um homem casado, o conde Robert Dudley. Seus supostos pais nunca lhe contaram essa história, de modo que ele só soube disso aos 18 anos, fato que lhe deixou profundamente magoado. Caso o povo soubesse haveria um grande escândalo, pois a rainha era considerada "virgem". Sendo oficialmente filho de "empregados" da corte, ele não era rico, mas tinha todas as regalias. Aos 12 anos ingressou no Trinity Colege, em Cambridge, onde estudou até tornar-se advogado. Depois, o rei James I o introduziu na vida política, nomeado-o Cavaleiro, depois Barão e mais tarde Visconde. Mas como acontece com a maioria das pessoas que chegam ao poder sem esforço, ele se tornou arrogante e prepotente. Alguém que o conheceu chegou a dizer que ele era o "pior homem que a humanidade já conheceu". Aos 23 anos ingressou no parlamento e logo em seguida foi nomeado Chanceler. Ali ele se envolveu com corrupção, suborno e desvio de dinheiro. Foi condenado a pagar multa e cumprir pena na prisão. Mais tarde ele foi liberto e perdoado das multas, mas perdeu seus cargos publicos e foi banido da corte. Ficou tão arrasado que pensou em tirar a própria vida.

Você já passou por uma situação onde o mundo parece desabar sobre você? Foi assim com ele. Mas foi no fundo do poço que seu caráter foi salvo. Depois do escândalo, ele se voltou para Deus e para seus estudos em ciência e filosofia. Assim, ele pode recomeçar a vida e se tornou muito mais influente que seus títulos públicos, tornando-se num dos maiores cientistas e filósofos que a humanidade já conheceu. Seu nome era Francis Bacon, o dono do "método indutivo de pesquisa", que até hoje é utilizado pelos cientistas no desenvolvimento de remédios, máquinas, alimentos e fabricação de produtos industriais.

Bacon dizia: "A natureza pode ser dominada, se lhe obedecermos."

Você consegue entender a dimensão dessas palavras? Isso significa que, para se dominar algo, é preciso conhecer as leis que regem essa coisa, e isso envolve muito estudo. Além do mais, é através da obediência que ganhamos poder! Foi assim que Bacon saiu da vergonha e reconquistou a glória! Da mesma forma, conheça as leis de Deus e da natureza. Obedeça as regras e você terá credibilidade. A credibilidade lhe dará autoridade. E a autoridade lhe dará poder.

"Se a tua lei não fora o meu deleite, então eu teria perecido na minha angústia." (Salmo 119:92)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas