sexta-feira, 24 de julho de 2015

SEJA MOTIVADO

Dr. Tennant, considerado uma das maiores autoridades em medicamentos nos Estados Unidos, participou de um seminário motivacional de 4 horas realizado em Anaheim, Califórnia. Na ocasião,  ele fez um exame de sangue em 5 voluntários antes e depois de uma palestra motivacional. Suas conclusões foram publicadas na revista "Meetings and Convention".

Tennant constatou algo incrível: A motivação realmente faz bem ao organismo. Nos 5 voluntários que ele havia retirado amostras de sangue, os níveis de cortisol e endorfina triplicaram, confirmando que existe uma razão bioquímica para que as pessoas se sintam bem depois de assistirem uma palestra motivacional. Ou seja, a perspectiva de sucesso gera uma carga emocional positiva nos seres humanos, isso porque o cérebro motivado libera substâncias quimicas na corrente sanguínea que fazem com que o corpo funcione melhor. Mas, apesar desses efeitos durarem poucas horas, Tennant acredita que doses regulares de motivação levam a uma saúde melhor, felicidade e conquistas.  Além disso, uma boa inspiração cria energia para se fazer um trabalho melhor e com mais entusiasmo;  inunda o cérebro com endorfina, dopamina, serotonina, norepinefrina e outros neurotransmissores;  pode gerar energia, resistência e criatividade. E, finalmente, a motivação aliada a treinamentos, produz mudanças, crescimento e resultados positivos.

Algo muito interessante percebido por Tennant é que a motivação também ajuda a emagrecer. Por volta das 17h, o cérebro cansado produz galanina, uma substância que devora a dopamina e a norepinefrina remanescentes, e isso faz com que as pessoas cansadas tenham mais vontade de comer alimentos gordurosos. No entanto, uma dose diária de motivação recebida entre 17h e 18h  (seja por mensagem escrita, áudio ou vídeo) faz com que o cérebro produza serotonina (substância química que contribui para a autoestima) e mais dopamina e norepinefrina. Isso não só produz um impulso psicológico, mas também fisiológico, ajudando o organismo a queimar gordura. Isso explica o fato do palestrante motivacional  Zig Ziglar receber frequentes ligações telefônicas de pessoas que afirmam terem perdido peso (algumas até 22kg) depois que passaram a ouvir seus CDs diariamente.

Dos fatos acima podemos tirar as seguintes lições:

1 - Ser motivado não significa ignorar a realidade. Significa acreditar que é possível  influência-la e  transformá-la. 

2 - Você não perde nada em ser uma pessoa motivada. Aliás, sua saúde, energia e criatividade tendem a aumentar. Ou seja, tudo em você melhora.  Como diria um autor desconhecido: "Seja positivo, a vida retribui."

3 - Além de serem ótimas companhias, pessoas motivadas vivem mais e melhor.

"O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos." (Provérbios 17:22)

📖 Livro A  Harpa de 1000 Cordas