sexta-feira, 20 de março de 2015

APROFUNDE-SE!

Se deseja chegar ao topo, você precisa está preparado para enfrentar o frio e a hostilidade da subida.
 
Jon Krakauer chegou ao topo do Everest, a 8.848 metros, em 1996. Ele conta em seu livro “No Ar Rarefeito” que um sherpa chamado Ngawang Topche quando chegou a 6400 metros, estava se sentindo fraco e sem fôlego. Algumas horas depois estava delirando, tropeçando e expelindo uma espuma rósea, salpicada de sangue: sintomas que indicam um caso avançado de HAPE (High Altitude Pulmonary Edema), Edema Pulmonar de Grande Altitude — uma doença misteriosa, letal, típica de quem sobe muito alto e muito depressa, em que os pulmões se enchem de líquido. A única cura é a descida, o quanto antes.  Ngawang tomou vários remédios, tomou oxigênio e foi colocado den­tro de uma câmara hiperbárica, mas nada disso funcionou. Ele foi arrastado montanha abaixo com grande dificuldade. Dentro da câmara, estava encharcado do sangue que vinha cuspindo. Ao chegar no acampamento-base a 4.267 metros, seu estado piorou e ele parou de respirar. Foi injetado ar em seus pulmões com uma bomba manual de borracha e ele começou a respirar de novo, mas, nesse período, ficara 5 minutos sem nenhum oxigênio no cérebro. Foi resgatado por helicóptero e levado a um hospital, porém seu cérebro fora gravemente lesado.. Nas semanas seguintes, foi definhando, olhando para o teto sem o ver, os braços grudados ao lado do corpo, os músculos atrofiando-se, o peso caindo para menos de 40 quilos. Ele morreu deixando mulher e quatro filhas.
 
Da mesma forma, precisamos evitar o “HAPE” mental e espiritual. Muitos querem vencer sem preparo. Se você deseja ir longe, não tenha pressa.  Aprofunde-se, estude, analise, exercite sua mente, faça experiencias, observe e reflita. Como diria Carl Jang: “Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos.”
 
Portanto, jamais esqueça: Para chegar ao topo, aprofunde-se.
 
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.” (Mateus 7:24)
 
📖 Livro A Harpa de 1000 cordas