quinta-feira, 14 de maio de 2015

LUTE PELA VITÓRIA E PELA VERDADE. O TEMPO FARÁ O RESTO

Um menino nascido em 1564, em Pisa, na Itália, era o mais velho entre 7 filhos. Seu pai era músico, compositor e matemático. Sua mãe era uma cristã que muito incentivou a espiritualidade na família. Eles passavam por muitas dificuldades financeiras e desde cedo o menino ajudava seu pai no sustento da casa. Na adolescência ficou fascinado pelas artes e decidiu que seria um pintor, mas mudou de idéia e queria ser padre. Vendo a inconstância do filho, o pai insistiu que ele fosse comerciante de tecidos, mas o filho não gostou e então seu pai o convenceu a fazer Medicina. Ao entrar na faculdade ele mudou para Matemática e Ciências. Depois de alguns períodos, ele foi obrigado a deixar o curso por falta de dinheiro. A instituição ofereceria bolsas de estudos, mas seu nome não foi cotado para receber uma bolsa, por ser considerado um aluno muito questionador. Nesse período de humilhação, ele se apegou a Deus e fez dEle seu professor particular. Pediu iluminação divina, estudou sozinho e começou a dar aulas particulares. Anos depois, por indicação de um famoso professor de matemática, a mesma universidade que o havia rejeitado como aluno, agora o aceitava como professor universitário. Ali, ele inventou a balança eletrostática e determinou o centro da gravidade dos sólidos. Essa descoberta lhe rendeu um convite para lecionar numa universidade ainda mais renomada. Nesse tempo, ele aperfeiçoou o telescópio e mediu as montanhas da lua, assinalou os anéis de Saturno, a rotação do Sol, etc. Ele ainda inventou o termômetro e o compasso de proporções, mas 2 professores invejosos o levaram ao tribunal acusando-o de terem roubado esse projeto, mas com muito esforço, ele conseguiu provar ser o legítimo inventor. Quando seu pai morreu em 1951 ele ainda assumiu toda dívida da família. Por publicar que a Terra não era centro do universo, ele foi acusado de hereje pela igreja. Foi condenado a cárcere privado e nunca mais pôde dar aulas. Ele morreu cego e solitário, em 1642. Infelizmente só depois de 360 anos após sua morte, a mesma igreja que o acusou de herege agora o reconhecia como um "físico genial". O nome desse grande gigante da evolução científica é Galileu Galilei. Sua história nos tráz 2 grandes lições:

1 - Se você se esforçou muito na vida e a oportunidade não veio, constru-a. Essa filosofia fez de Galileu um professor universitário mesmo sem ter tido condições de cursar uma faculdade.
2 - O tempo é o senhor da razão, mas Deus é o Senhor do tempo! Não importa quanto tempo passe, a verdade sempre triunfa no final!

"Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos". (Eclesiastes 9:11)

 Livro A Harpa de 1000 Cordas