quinta-feira, 9 de julho de 2015

NÃO FUJA DE SUA MISSÃO

Por volta do ano 750 a.C, certo homem estava tão descontente com Deus, que chegou a dizer:

"Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver."

Tudo começou quando Deus o havia mandado a capital da Assíria avisar que a população sofreria a ira divina caso não se arrependesse em 40 dias. Mas os assírios eram cruéis, decapitavam povos vencidos, faziam pirâmides com seus crânios, crucificavam prisioneiros, arrancavam seus olhos ou os esfolavam vivos. Por causa do medo, esse homem pegou um navio e foi para uma direção totalmente oposta. Mas Deus enviou uma grande tempestade que obrigou os tripulantes a jogarem fora suas cargas. Ao encontrar esse homem dormindo no porão, perguntaram desesperados o que poderiam fazer para que o mar se acalmasse. O homem, ciente de sua culpa, pediu que o jogassem ao mar. Eles o lançam, mas um enorme peixe o engole. No interior daquele animal o homem se arrepende, confessa sua culpa a Deus e decide cumprir sua missão. O grande peixe vomita-o em terra. O homem vai a Nínive, fala ao povo e eles se arrependem. Assim, Deus decide não mais destrui-los. Mas o homem não concorda com essa nova postura divina e questiona a Deus. Sai e faz um abrigo ao leste esperando para ver se Deus ainda destruiria a cidade. Deus fez crescer uma planta sobre o homem, para dá-lhe sombra e livrá-lo do calor. Mas na madrugada do dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta de modo que ela secou. Ao nascer do sol, Deus trouxe um vento muito quente, e o sol bateu na cabeça do homem, a ponto dele quase desmaiar e deixá-lo tão deprimido a ponto de pedir a Deus para tirar sua vida, conforme visto no início desse texto.

Certamente você já sabe o nome desse homem. Ele se chama Jonas. Sua história nos tráz as seguintes lições.

Lição 1 - Não fique parado deixando a vida passar até o ponto de uma planta nascer sobre sua cabeça. Isaac Newton dizia em sua 3a lei que toda ação gera uma reação. O que ele não disse, mas que afinal é uma grande verdade, é que essa reação tem efeito fisiológico sobre nós mesmos. Sempre que você toma uma ação seu cérebro ganha novas conexões, seu sangue circula mais facilmente, oxigenado-o. Sua visão também é ampliada, suas células aprendem, seu corpo se desenvolve e seu potencial se expande! Assim, ação e reação não se restringem apenas no aspecto físico, mas também mental e espiritual. Portanto, quanto mais você age, sua mente reage e sua vida como um todo se transforma!

Lição 2 - Por mais simples que fosse, a ação de Jonas foi crucial para salvar Nínive da destruição, que tinha em torno de 120 mil pessoas. Da mesma forma, na vida, a insistência é o pai e a mãe das grandes realizações. Se você não insiste em algo, é porquê esse algo não é importante pra você. E se você não faz nada para mudar as coisas, como espera que Deus o faça? Enquanto você não agir, tenha plena certeza: suas preces serão inúteis!

"Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará." (Ecles. 11:4)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas