sábado, 16 de maio de 2015

NÃO DEIXE SUA MENTE DESOCUPADA

O corpo humano é constituído por cerca de 60 elementos químicos. Desses, apenas 6 formam 98% do total do que somos: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo. O oxigênio ocupa 65% do corpo e o carbono 18%. Já o hidrogênio (elemento químico mais abundante no universo) ocupa 10%, mas quando combinado com o carbono, oxigênio e nitrogênio, formam 95% de nossa massa, incluindo 42 litros de água que circulam num organismo adulto. São os átomos desses 4 elementos que formam as moléculas de proteína, gordura e carboidrato, ou seja, os "tijolos" que formam nossos tecidos. Por isso são chamados "elementos de constituição". O azoto ocupa 3% de nosso corpo e forma os aminoácidos que compõem as proteínas e ácidos nucleicos no DNA. O cálcio 1,5% e forma ossos e dentes. O fósforo está em 1% e também é muito importante para a formação de estruturas ósseas e no fornecimento de moléculas de energia ATP às células. O potássio forma 0,25%, mas é vital para na regulação do batimento cardíaco e sinalização nervosa elétrica. Outros elementos químicos como ferro, magnésio, cloro, sódio, enxofre, cobre, zinco, selénio, molibdénio, flúor, iodo, manganês, lítio, cobalto, estrôncio, alumínio, silício, chumbo, arsénio, vanádio, etc., estão em proporções desprezáveis, mas todos possuem funções importantes. Isso tudo nos dá duas maravilhosas lições:

1 - A vida é uma reação química. Sem um propósito a qual norteá-la, ela não passa de um amontoado de moléculas inúteis consumindo toda a energia a sua volta.

2 - Somos constituídos por 75% de água. Da mesma forma como nos rios e lagos, a água, quando parada, tende a poluir-se, a mente, quando desocupada, tende a corromper-se. Como diria Leonardo da Vinci: "Do mesmo modo como o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente."

Portanto, tenha um propósito na vida e um objetivo ao qual dedicar-se. Afinal, "mente desocupada é oficina do diabo." Pratique atividades mentais, culturais, espirituais e esportivas. Trabalhe por algo, mesmo sem remuneração. É dessa forma que muitos têm se afastado do crime, das drogas e da depressão.

"Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração." (Salmo 40:8)

📖 Livro Harpa de 1000 Cordas