quarta-feira, 8 de julho de 2015

SEJA UM SOLUCIONADOR

Conta-se que certa vez uma fábrica de pastas de dentes estava embalando tubos vazios em lugar de tubos cheios. O problema estava atingindo o cliente final que em vez de receber seu produto recebia apenas uma caixa com tubos vazios. Para resolver o problema a equipe de engenheiros teve que trabalhar arduamente para encontrar uma solução, entre elas colocar uma pessoa revisando os produtos, além de implementarem uma balança eletrônica para pesar cada caixa que passava na esteira. Uma solução cara e complexa.  Mas certo dia, um faxineiro ao passar pela linha observa aquela situação,  chama o gerente e diz: “porque vocês não colocam um ventilador aqui? Assim, a caixa que tiver com tubos vazios vai balançar ou será jogada para fora da esteira.” O faxineiro estava certo. Sua ideia foi colocada em prática e o problema foi efetivamente resolvido. Uma ideia simples e barata, algo que os engenheiros mais competentes não haviam pensado.

A história acima mostra que muitos de nossos problemas podem ser resolvidos de maneira fácil e econômica, mas, na maioria das vezes, nossa mente é bloqueada pelo medo ou desespero. Quantas vezes a solução está debaixo de nossos olhos e não enxergamos? Foi pensando nisso que Walter Shewhart criou na década de 30 o ciclo PDCA, que em português significa Planejar, Fazer, Checar e Agir. Mas tarde, em 1950, Edward Deming usa essa ideia ao Japão e resolve muitos problemas de produtividade naquele país. Os japoneses, querendo desenvolver o aprendizado entre os supervisores, engenheiros e operários, criaram um roteiro detalhado dessas melhorias, chamado “QC-Story", mais tarde introduzido no Brasil por Falconi Campos como MASP (Método de Análise e Solução de Problemas). O MASP constitui em 8 etapas:

1. Identificação do problema
2. Observação
3. Análise
4. Plano de Ação
5. Ação
6. Verificação
7. Padronização

Assim, todos os problemas que resolvemos na vida passam por essas etapas, mas, na maioria das vezes nos complicamos por buscarmos soluções rápidas e impensadas.

Em 600 a.C., os egípcios estavam preocupados em calcular a altura das pirâmides sem escalá-las. Algo que parecia impossível! Procuraram por Thales de Mileto. Thales fincou uma vara no chão, mediu sua altura e o comprimento de sua sombra. Então pediu aos egípcio que medissem a metade da base da pirâmide e o cumprimento de sua sombra. Comparou as medidas da vara e da pirâmide. Encontrou sua proporção e calculou a altura da pirâmide. Esse feito lhe rendeu grande fama!

Da mesma forma, se você deseja alcançar a grandeza, seja um solucionador de problemas e não mais um a viver reclamando da vida.

Lembre-se:

¤ Foi a escuridão que estimulou o brilhantismo de Thomas Edison.
¤ Foi a escassez de gasolina que estimulou a criatividade de Soichiro Honda.
¤ Foi o derrame no próprio cérebro que estimulou Jill Bolte a encontrar um tratamento que ajudasse outras vítimas.
¤ Foi a falta de dinheiro que motivou o pai de Robert Kiyosaki a trabalhar de forma mais inteligente, ganhar mais dinheiro e tornar-se um milionário.
¤ Na Bíblia, foi o desafio de enfrentar o gigante Golias que fez de Davi um rei.

A vida é uma escola, onde cada problema resolvido fará de você maior que os próximos que aparecerem. Almir Rios diz: “Não diga a Deus que você tem um grande problema, diga ao teu problema que você tem um grande Deus. Nunca se esqueça que Deus jamais te dá uma cruz maior do que você pode carregar!”

“Pois incontáveis problemas me cercam, as minhas culpas me alcançaram e já não consigo ver...  Mas regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam; digam sempre aqueles que amam a tua salvação: Grande é o Senhor!" (Salmos 40:12-16)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas