quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

NARCISO E SANSÃO

Você tem problemas com sua aparência?

Segundo a mitologia grega, Narciso era um belo rapaz, filho do deus do rio Céfiso e da ninfa Liríope. Por ocasião de seu nascimento, o oráculo Tirésias disse que ele teria uma longa vida, desde que jamais contemplasse a própria beleza. Narciso cresceu e se transformou num jovem muito bonito, mas era orgulhoso e arrogante. As moças desprezadas queriam vingança. Um dia, encantado pela sua própria beleza refletida na água, Narciso deitou-se no banco do rio Eco e definhou. Depois da sua morte, Afrodite o transformou numa flor, o narciso.

Hoje, utiliza-se o termo narcisismo para o indivíduo que têm interesse fora do comum pelo próprio corpo e consequentemente esquece de cuidar de seu lado mental e espiritual. Na Bíblia, Sansão, por confiar na sua força e beleza, desobedeceu as ordens de Deus e acabou se apaixonando por Dalila,  que o traiu e o entregou para morrer nas mãos dos filisteus.

Como aconteceu a Nasciso e a Sansão, muitos hoje acreditam que a beleza exterior é uma virtude essencial para se ter uma vida feliz, como diria Vinícius de Morais: “As muito feias que me perdoem. Mas beleza é fundamental.” No entanto, para os padrões divinos, a aparência humana tem nenhuma importancia, pois, além de perecível, é enganosa. Para Deus:

“A verdadeira beleza é aquela que vem da luz que a alma irradia, de dentro para fora, como uma força magnética que encanta e atrai.”
-- Aurea Gervasio

“Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia. ”
(2 Coríntios 4:16)

📖 Livro a Harpa de 1000 Cordas