quinta-feira, 30 de abril de 2015

NÃO CORROMPA SEU CORPO. USE A MENTE

Jeanne-Antoinette nascida em 1721, em Paris, era filha de burgueses. O pai trabalhava para um influente servidor do governo. A mãe era dona-de-casa. Antoinette tinha tudo para um grande futuro: estudava em ótimas escolas, fazia aula de canto, cravo e recitação. Aos 18 anos era linda, alta, cabelos castanhos lisos, pele sedosa, olhos brilhantes e dentes perfeitos. Por influência da mãe, ela se casou com Charles-Guillaume, um coletor de impostos e foi morar numa elegante casa perto de Paris, às margens do rio Sena, próximo a um dos castelos do rei Luís XV. Ao cruzar vez por outra com a comitiva real, ela percebia que era notada pelo rei. Um dia, seu marido foi a uma viagem de negócios e durante esse tempo ela se encontra com o rei. Eles se apaixonam. Em pouco tempo, Antoinette ganhou um quarto no imponente palácio de Versalhes, onde residia a realeza. O marido legítimo quando soube do fato, teve que se separar dela. Maria Leczinska, a rainha, teve de se acostumar. Já Luís, um dos 5 filhos do rei e herdeiro do trono, vivia isolado e se referia à amante do pai como  "mamãe  prostituta”. Mas Antoinette conquistou espaço e atuava como se ela fosse um primeiro-ministro. Em 1756, o rei a nomeou dama de companhia da rainha. Esse era o posto mais prestigioso que ela podia chegar, reservado somente aos mais nobres. No mesmo ano, foi assinado o Tratado de Versalhes, no qual as antigas inimigas França e Áustria se uniam em aliança. Por trás disso estava o dedo da amante, que vivia um momento de paparicos mútuos por Maria Tereza, arquiduquesa da Áustria. Mas logo após assinatura, Tereza manda invadir a Prússia. O rei da Prússia confronta a Áustria. Luís XV, por conta do tratado, teve que  ajudar Tereza. Os britânicos entram em cena ao lado da Prússia. Iniciou-se a Guerra dos Sete Anos. Ao final, França e Áustria foram derrotadas. Durante o conflito, Antoinette chegou a indicar generais (ao mesmo tempo em que tentava se livrar das novas amantes do rei, que passara a procurar moças mais jovens que ela). Sentindo-se culpada pelo fracasso militar, ela adoeceu. Ficou com respiração difícil e vivia com dores de cabeça e febre. Um ano depois, aos 42 anos,  morreu. Não teve muitas riquezas, não teve filhos e nem uma família de verdade. Em seu testamento deixou pequenas jóias aos amigos.

A força que prende você as suas conquistas é tal qual a força gravitacional que prende a lua a Terra: fraca, invisível mas absurdamente poderosa! Assim como a Terra é 50 vezes maior que a lua, você também precisa ser muito maior que as coisas que você deseja alcançar. Caso contrário, nada do que você conquistou ou deseja irá de fato prender-se a você! Portanto, se você é de fato uma pessoa inteligente, valorize-se, não corrompa seu corpo. Use a mente!

"Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus". (1 Tess.  4:3-5)
 Livro A Harpa de 1000 Cordas

A DROGA É UMA DROGA MAS DEUS DÁ A VITÓRIA

Desde que o mundo é mundo, o homem tem se envolvido com drogas. Segundo historiadores, o ópio é conhecido há mais de 8.000 anos. A cocaína já era usada pelos habitantes dos Andes há 2.000 anos. Há registros de uso da maconha como remédio no século I a.C. Mas as drogas começaram a dar problemas de abuso e dependência. No século XVII, médicos já alertavam para os perigos delas. Segundo pesquisas, a maioria dos usuários de drogas encontram nela um alívio para o sofrimento emocional que não encontraram no seio famíliar. Em SP, uma pesquisa com 523 usuários de drogas identificou que 44% tinham doença depressiva. Desses, 77% já sofriam de depressão antes do contato com drogas. Ou seja: o uso de drogas é conseqüência e não causa do desiquilíbrio emocional. Mas deixar de usar drogas não é fácil. É preciso que a família e o próprio dependente admitam que o problema existe, encarando-o de frente, procurando ajuda profissional e um programa de desintoxicação. Alem disso, para cada droga há um tipo de tratamento, medicação e terapia e, muitas vezes ainda é preciso procurar um grupo de apoio.

Pastor Bullon conta que certa vez foi assaltado por alguns jovens armados numa favela. Dias depois, quando estava pregando num seminário evangelístico, um jovem lhe chamou a atenção. Sempre que o pastor o olhava, ele virava o rosto. Nas noites seguintes aquele rapaz não voltou mais. Numa de suas visitas, o pastor descobriu onde morava aquele rapaz, que tinha por nome Jorge Roberto. Na conversa com o pastor, o jovem revela ter sido um dos assaltantes que lhe haviam roubado. O pastor surpresso diz que quer seus pertences de volta, mas o jovem diz que não os tinha mais. Assim, o pastor propõe um acordo: se ele assistisse todos as 30 noites de seminário tudo estaria perdoado. O jovem aceitou. Nas noites seguintes, ele foi, mas não prestava muita atenção. O pastor em oração pedia que Deus mudasse o coração dele. Uma noite o pastor pregou sobre o “novo nascimento” e contou a história do encontro de Jesus com Nicodemos e sua conversão. No final do culto todos foram embora, menos o jovem, que permaneceu chorando. O pastor se aproxima e pergunta o que houve. O rapaz em soluços questiona se realmente Deus poderia perdoá-lo e transformar seu coração. O pastor diz que sim. O jovem contesta e então conta sua história;  que sua mãe era uma prostituta; que não conhecia seu pai; de como começou a roubar, matar e como se tornou num viciado em maconha e cocaína. O pastor disse que mesmo assim Jesus poderia mudá-lo. O jovem sai chorando. Nas noites seguintes continou assistindo as pregações e pedindo forças a Deus para libertar-se das drogas. Mas numa noite ele faltou. A pedido da mãe do rapaz o pastor vai à casa dele e o encontra amarrado em seu quarto gritando para que Deus o libertasse do vício. O pastor orou por ele e lhe deu assistência. Não foi fácil, houve recaídas, e na sangrenta luta contra as drogas Jorge venceu. O milagre de sua transformação abalou a cidade. Tornou-se um cristão dedicado, conseguiu trabalho e virou um homem de bem. O pastor partiu para outra cidade. Dois anos se passaram e num sábado de manhã, enquanto saía da igreja, a gangue ao qual Jorge pertencia antes de sua conversão lhe deram muitas facadas. Era “queima de arquivo”. Ele morre a caminho do hospital. Suas últimas palavras foram: “Diga ao pastor Bullon que agente se ver no céu”.

O vitorioso contra as drogas é aquele, que, com a ajuda de Deus e da família, vencer a si mesmo. Só por meio do amor e da fé, é que se pode ultrapassar limites e superar as próprias fraquezas.

“O Senhor é minha força e o meu cântico; Ele é a minha Salvação.” — Isaías 12:2.

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas