domingo, 19 de julho de 2015

SEJA FIRME, CONSTANTE E ABUNDANTE

A corrida mais famosa do Brasil, a corrida de São Silvestre, criada em 1925, tem um percurso atual de 15 km em São Paulo. O maior vencedor e também recordista é o queniano Paul Tergat com 5 vitórias e, entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota com 6 vitórias consecutivas (anos 80). Entre os brasileiros, o título fica com Marílson Gomes, com 3 vitórias.

Apesar da fama, a corrida de São Silvestre não é uma maratona. Maratona é o nome que se dá a uma corrida de 42,195 km, normalmente em ruas e estradas. Esse nome se originou de uma lenda grega sobre um soldado ateniense chamado Fidípides, um mensageiro do exército de Atenas. Conta-se que ele teria corrido cerca de 40 km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para avisar a cidade da vitória do exército ateniense contra os persas. Após o percurso, Fidípides teria morrido de exaustão.

Mas, além da maratona, existe ainda a ultramaratona, que são corridas superiores a 42,195 km. Tipicamente 50, 80 ou 160 km. Fora a distância da prova, há ainda o critério do tempo. Existem, por exemplo, provas de 6, 12, 24 ou 48 horas. Uma ultramatona muito conhecida no Brasil é a caminhada ecológica que vai do município de Trindade até Aruanã, no estado de Goiás. Um trajeto de 310 Km em 5 dias, as margens do Rio Araguaia. Outras envolvem montanhas e trilhas, como a “Grand Raid de la Réunion”, um desafio de 162 km que inclui montanhas de até 2.411 metros.

Para participar de uma ultramaratona, os atletas passam por rigorosas avaliações físicas e psicológicas; são necessários 3 anos de experiência em corrida; precisam ter completado pelo menos 3 maratonas; devem ter um ano de preparação, cuidando da alimentação e do descanso; e nas ultimas 16 semanas devem ser capazes de correr cerca de 24 a 30 km por semana, em terrenos planos, subidas e rampas, por longas horas.

A vida é uma ultramaratona. Segundo pesquisas da Nat Geo britânica, uma pessoa normal percorre cerca 317 km por ano. Ou seja, até os 60 anos, ela terá caminhado cerca de 19 mil km, o suficiente para atravessar meio mundo! Na jornada da vida, só não chega ao destino quem  não quer. Durante o êxodo, o povo de Israel teve que caminhar 40 anos os 425 km que separam Egito e Canaã, uma ultramaratona que poderia ter sido realizada em apenas 7 dias se não fosse a desobediência do povo. Portanto, guarde essas lições:

1 – É preciso ser duro consigo mesmo para que a vida seja gentil com você lá na frente. Para vencer a longa maratona da vida é preciso preparo e esforço contínuo.

2 –  Maratonistas de elite podem ter frequência cardíaca que chegam até 27 batimentos por minuto em repouso, enquanto que adultos saudáveis e não atletas como eu e você podem ficar entre 60 e 80 bpm. De uma forma geral, quanto mais você se movimenta na vida, luta e corre atrás de seus objetivos, mais saúde e paz interior você atrairá para si.

3 –  São nos trechos mais difíceis que uma maratona é decidida. Não é o mais forte nem o mais rápido o que ganha, mas aquele que melhor administra o seu ritmo.

"Sede firmes e constantes, sempre abundantes..." (1 Coríntios 15:58)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas