quarta-feira, 3 de junho de 2015

TRANSFORME A CRISE EM OPORTUNIDADES

Em 17 de novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, Hamamatsu, no Japão, o filho mais velho de um ferreiro. Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos! Nunca foi um bom aluno, mas nem por isso não era inteligente, pois apesar de não se interessar pelas teorias dos livros, ele preferia a prática das coisas. Aos 8 anos, já havia construido uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas “invenções”! Aos 16 anos, vai para Tokio como aprendiz numa oficina mecânica, e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo naquele local. Para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da própria esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido. Assim ele volta a escola por mais dois anos, sendo vítima de chacota dos seus colegas e professores. Depois disso, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele, mas durante a Segunda Guerra Mundial, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída. Ele a reconstrói, mas, um terremoto novamente a arrasa. Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e ele não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Assim, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai as ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas“. A demanda por sua criação aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de 15.000 lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos 5.000 lojas, que lhe adiantam o capital necessário.  Assim, em  24 de setembro de 1948, entra em operação a Honda  Motors, hoje um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro, cujo valor de mercado ultrapassa os 70 Bilhões de dólares. Tudo porque Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.

Soichiro Honda tirou proveito da escassez de gasolina para vender sua “bicicleta motorizada”. Sua história comprova que a crise é algo relativo. Ela é como uma gangorra que ascende o número de oportunidades a medida que os problemas empurram a vida para baixo. Assim, nenhuma crise afeta a todas as pessoas da mesma forma. Enquanto algumas reclamam do clima chuvoso, outras vendem guarda-chuvas. Enquanto algumas detestam o calor, outras vendem ventiladores. Enquanto algumas lamentam o preço da carne, outras vendem peixe. Enquanto algumas choram, outras vendem lenços. De fato, a crise para uns é prosperidade para outros. De quê forma a crise afeta você?

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”. (Romanos 12:21)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas

APRENDA A CONFIAR E A DELEGAR

Pesquisadores da Universidade Oxford analisaram os dados de um estudo feito com a população americana sobre suas características e atitudes. Os participantes responderam perguntas relacionadas ao nível de confiança que depositavam nas pessoas e também passaram por testes de inteligência. Eles perceberam que as pessoas mais inteligentes confiam mais umas nas outras. Uma das explicações é que elas acertam mais ao julgar as pessoas e aí escolhem bem seus parceiros.

No mundo atual está cada vez mais difícil confiar nas pessoas. A história está cheia de traidores: Judas traiu Jesus; Brutus traiu Júlio César; Talleyrand traiu Napoleão Bonaparte; Silvério dos Reis traiu Tiradentes; Augusto Pinochet traiu Salvador Allende; Rafael Palladino, ex-presidente do banco Panamericano, traiu seu patrão Silvio Santos, deixando um rombo de R$ 4,3 bilhões aos cofres da empresa, em 2010. Mas isso faz parte da vida. Segundo o empresário Carlos Wizard, “todo empreendedor que possui o espírito milionário confia nas pessoas. Os donos das maiores empresas dão sempre um voto de confiança para quem trabalha com eles”. Ele conta que algumas pessoas, por diversas vezes, já lhe perguntaram : "com tantas escolas em tantos países, você não tem medo de que alguém passe você pra trás?" Então ele responde: "Eu deveria ter pensado nisso há 25 anos, quando comecei a dar aulas".

De fato, como ele mesmo diz: “as pessoas mal sucedidas são desconfiadas e estão sempre com o pé atrás... Os profissionais bem sucedidos precisam aprender a delegar, pois sabem que seu tempo e capacidade são limitados. Mas delegação sem acompanhamento e prazo é pura enganação. Não se deve confundir delegação com 'delargação'. Quem deixa as pessoas soltas e sem cobrança está fazendo um mal negócio". Assim ele estabeleceu 8 passos para ser bem-sucedido nesse processo: 1. Acreditar; 2. Treinar; 3. Motivar; 4. Delegar; 5. Acompanhar ; 6. Avaliar; e 7. Comemorar . Foi dessa forma que Steve Jobs conseguiu transformar a Apple num grande império, como ele mesmo disse: “concentre-se naquilo que você é bom, delegue o resto.” Na Bíblia, Moises andava cansado resolvendo os problemas do seu povo sozinho, quando então seu sogro Jetro lhe aconselhou a delegar, escolhendo chefes de 1000, de 100 e de 10. A idéa deu certo e Moisés pôde trabalhar com mais eficiencia.

Portanto, se você está vivendo o dilema da falsidade, achando que todo mundo que está ao seu redor pode traí-lo, saiba que confiar nos outros é, cientificamente falando, uma prerrogativa da inteligência humana. Ou seja, quanto mais inteligente uma pessoa é, mais ela confia nas outras. Estúpido mesmo é quem trai e age de falsidade, minando a própria imagem, fechando portas, enforcando a própria reputação.

"O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura." (Prov. 13:17)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas