sábado, 17 de janeiro de 2015

DESCANSO MERECIDO

O escritor e juiz Federal William Douglas, em seu livro As 25 Leis Bíblicas do Sucesso fala acerca de um ponto importante para o alcance do êxito na vida -- o descanso -- ao qual ele chama de "A Lei da Recarga".

Ele relata,  por experiência, que um dos meios mais eficientes para se criar bem-estar e aumentar a produtividade humana está escrito na Bíblia, mas é visto como proibição, em vez de conselho útil. É a guarda do dia de descanso, prevista nos Dez Mandamentos.

A Medicina do Trabalho reconhece que ter um dia de descanso diminuiu o absenteísmo, reduz o número de doenças ocupacionais, inibe o estress e aumenta a produtividade.

Stephen Coven, em seu livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes, relata essa necessidade como "afinar um Instrumento", ou seja, o descanso é o momento em que, a mente, como uma ferramenta vital para o alcance do sucesso, é revigorada e restaurada. 

Albert Einstein dormia dez horas por noite e dormia mais uma quando tinha uma nova idéia. Leonardo Da Vinci acordava cedo, mas reservava 15 minutos a cada duas horas para uma soneca.

Cientificamente falando, quando descansamos, os músculos se recuperam e o cérebro fixa as coisas que  aprendeu. Privar isso do corpo reduz seu desempenho. O Criador da máquina humana sabia muito bem o que estava dizendo quando ordenou ao homem que descansasse no sétimo dia.

"Seus dias trabalharás e ao sétimo dia descansarás. " (Êxodo 23:12)

Livro A Harpa de 1000 Cordas