sexta-feira, 26 de setembro de 2014

INVEJA PRA QUÊ?

Antonio Salieri era compositor da Corte de José II, arquiduque da Áustria. Ele era aclamado em Viena por seu incrível talento musical. Criado no seio de uma família prospera, Salieri estudou violino, orgão, viola, cravo, contrabaixo, violoncelo e espineta. Conta-se a lenda que, apesar de todo esse potencial, ele tinha inveja de Mozart, com quem conviveu nas cortes de Viena. Esse sentimento roubava de Salieri sua capacidade de ser feliz.

A inveja é um sentimento originário de nossos neurônios-espelho, mecanismo que nos impulsiona a nos comparar e imitar os outros.  No entanto, estudiosos da PNL dizem que nosso inconsciente, sendo pessoal, armazena em nós mesmo tudo aquilo que pensamos e desejamos de mal aos outros. É como uma auto maldição.

Mas, o quê fazer se os outros nos invejam? O escritor Robert Greene aconselha a exibirmos nosso potencial somente quando nos for solicitado. Assim, guarde para si mesmo sua superioridade. Se estiver entre gente simples, misture-se à elas. Sabedoria também é evitar a inveja

Na vida, há oportunidade para todos. Ninguém precisa roubar o espaço do outro para subir na vida. Cada um tem seu próprio brilho. No universo há 70 septilhões de estrelas, algumas como a VY Canis Majoris, são 2.000 vezes maiores que o sol. No entanto, as estrelas não se chocam nem brigam por espaço. E, como num jesto de humildade, algumas maiores brilham menos que as menores. Cada uma busca cumprir com seu papel silenciosamente. É por isso que Helen Keller dizia: "Para que faças brilhar tua estrela não precisas apagar a minha".

Assim, nunca pense em tomar o lugar de ninguém. De nada adianta você está no lugar certo e na hora certa se você não for a pessoa certa. As portas da oportunidade só se abrem para quem pussui as chaves do preparo.

Ao invés da inveja, T. Harv diz que pessoas de mente milionária bendizem tudo aquilo que vêm de melhor nos outros: "abençoe tudo aquilo que você quer". Confirma a sabedoria huna.

"Não cobiçarás nada do teu próximo." (Êxodo 20:17)

Livro A Harpa de 1000 Cordas
(Amanhã é o lançamento)