sábado, 20 de fevereiro de 2016

SEJA COMO UMA MONTANHA

As 7 maiores montanhas do mundo são:
1 - Everest, com 8.850 m, no Nepal;
2 - K2, com 8.611 m, no Paquistão;
3 - Kanchenjunga, com 8.598 m, no Nepal;
4 - Lhotse, com 8.501 m, no Nepal;
5 - Makalu, com 8.463 m, no Nepal;
6 - Lhotse Shar, com 8.383 m, Nepal;
7 - Cho Oyu, com 8.201 m, Nepal;
Segundo cientistas, o motivo pelos quais existem montanhas tão altas é por causa da descontinuidade de crosta terrestre. A crosta é toda recortada em placas tectônicas que estão em constante movimento. Quando duas placas se chocam ocorrem terremotos, vulcões e enfim, a formação de montanhas. Sempre que se encontram, vindas de sentidos opostos, a placa mais “leve”, afunda sob a mais densa, fazendo com que esta se dobre ocasionando a formação de montanhas, que pode levar milhões de anos. O Himalaia, por exemplo, surgiu dessa forma, no encontro da placa indiana, que era unida à África, com a placa euro-asiática. Considerando que essas placas continuam se movimentando, o Himalaia prossegue se erguendo à razão de 8 a 10 mm por ano. Se o processo não for interrompido, daqui a 15.200 anos o Everest terá aproximadamente 9.000 m.
No Brasil não existem montanhas tão altas, pelo fato do país estar situado praticamente no meio de uma placa tectônica, ou seja, longe da zona de atrito. Além disso, a maior parte de suas terras está entre as mais antigas do planeta, sendo assim, sofreram mais a ação da erosão ao longo do tempo, ficando mais desgastadas e aplainadas. Boa parte das regiões montanhosas são de origem vulcânica.
As 7 montanhas mais altas do Brasil são:
1 - Pico da Neblina, com 3.014 m, no Amazonas;
2 - Pico 31 de Março, com 2.992 m, Amazonas;
3 - Pico da Bandeira, com 2.890 m, Parque Nacional Caparaó (MG/ES);
4 - Pedra da Mina, com 2.797 m, na Serra Fina (MG/SP);
5 - Pico das Agulhas Negras, com 2.789 m, no Parque Nacional Itatiaia;
6 - Pico do Cristal, com 2.780 m, no Parque Nacional Caparaó;
7 - Monte Roraima, com 2.727 m;
As montanhas são as mais fascinantes e exuberantes formas de relevo do planeta. Por conta de suas elevações, elas apresentam variações climáticas entre o seu topo e as suas áreas mais baixas. A cada 150 metros a temperatura ambiente diminui cerca de 1 grau Celsius. No pico do Everest, por exemplo, a temperatura média chega a - 50 ºC. Quem se arrisca a subir precisa está preparado para enfrentar esse frio e ventos que chegam a 160 km/h. Por causa disso, mais de 120 pessoas já morreram tentando escala-la.
Na bíblia, os montes possuem um significado espiritual. Vejamos os mais importantes:
O Monte Moriá, cujo nome vem da palavra “Mora”, que, em hebraico, significa temor, foi palco onde Abraão quase sacrificou seu único filho Isaque, mas foi impedido por um anjo. O monte tem uma altitude média de 800 metros ao nível do Mediterrâneo. Mil anos depois, Salomão construiu nele um grande templo. Entretanto, o mesmo foi destruído por Nabucodonozor, em 587 a.C. e reconstruído no tempo de Esdras e Neemias. Foi novamente destruído pelo general Tito, no ano 70 d.C. Atualmente, sobre esse monte, encontra-se a Mesquita de Ornar, um dos lugares mais sagrados para os muçulmanos. Do templo restou apenas uma muralha na qual judeus de todo o mundo choram seu exílio e suas amarguras: o Muro das Lamentações.
O Monte das Oliveiras situa-se no setor oriental de Jerusalém. O Vale do Cedrom separa-o do monte Moriá. Esse monte compõe uma cordilheira, sem muita expressão, com aproximada-mente 3 km de comprimento. Na parte ocidental desse monte, está o Jardim do Getsêmani, onde Jesus, pressionado pelos nossos pecados, chorou e enfrentou um dos mais dolorosos momentos de seu ministério.
O Monte da Tentação, distante 20 km ao leste de Jerusalém, está a quase 1000 metros acima do nível do mar. Sua altura, contudo, não ultrapassa a 300 metros, por encontrar-se no profundo terreno do vale do Jordão. Foi nesse monte que Jesus, após o seu batismo, passou 40 dias em completo jejum. Caracterizado por intensa aridez, o lugar é cheio de cavernas, onde atualmente os monges refugiam-se para meditar.
A região montanhosa de Efraim é constituída pelo monte de Naftal, monte de Israel e monte de Samaria. Essa área é classificada como Planalto Central, onde também estão os montes de Ebal e Gerizim. Ambas as elevações, testemunham os visitantes, formam um anfiteatro, com perfeita acústica. Do Ebal foram pronunciadas as maldições. Localizado no Norte de Nablus, seu solo é aridificado e com muitas escarpas. Tem 300 metros de altura e fica a mais de mil metros de altitude em relação ao Mar Mediterrâneo.
O Monte Sião, ao Leste de Jerusalém, possui cerca de 800 metros de altitude, ao nível do Mediterrâneo, é a mais alta montanha da cidade Santa. Designa-o desta forma o profeta Joel: "E vós sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito em Sião, o monte da minha santidade." (Joel 3:17). O monte era habitado pelos Jebuseus. Davi, entretanto, ao assumir o reinado de Israel, resolveu desalojá-los. A partir de então, aquela singular elevação passou a ser a capital do Reino de Israel. Em virtude de sua posição privilegiada, era uma fortaleza natural para a cidade de Jerusalém. Mais tarde, Davi ordenou que fosse levada a arca da alian¬ça para o monte Sião, então o monte passou a ser considerado sagrado. Nos tempos modernos, foi criado um movimento, visando à criação do Estado de Israel, cujo nome é Sionismo.
Dos fatos acima podemos tirar as seguintes lições:
1 – Montanhas no sentido filosófico significam desafios. Jesus disse que se alguém tivesse fé do tamanho de um grão de mostarda, seria capaz de dizer a um monte para que saisse de um lugar e se atirasse para outro, que isso seria feito.
2 –  Ellen G. White, em seu livro A Ciência do Bom Viver diz: "As montanhas estão mudando; a terra está ficando velha como um vestido; mas a bênção de Deus, que estende para Seu povo uma mesa no deserto, jamais cessará."
3 – Na jornada rumo ao êxito, você precisa aprender a lidar com rejeições, frustrações e fracassos. É como subir uma montanha, onde o alpinista precisa aprender a enfrentar o frio e a hostilidade da subida. No entanto, o clímax do sucesso não consisiste apenas em se chegar ao topo. Mas ir além. A verdadeira grandeza não está em subir uma montanha, mas transformar-se numa. Como assim? Simples. As pessoas de sucesso, como as montanhas, não param de crescer. Elas continuam se aperfeiçoando e sequencialmente levando outras ao êxito. São como os líderes-empreendedores, que começaram de baixo, sofrem, suam, choram, até conseguirem realizar seus sonhos. No entanto, não param por aí. Com seus exemplos e palavras, passam a inspirar outras pessoas para que também cheguem ao topo.
4 –  Você também pode chegar ao último degrau da grandeza. Sabe como? Não conformando-se em ser apenas o melhor alpinista, mas sendo também a própria montanha.
“Os que confiam no Senhor são como Monte de Sião, que não se abala, mas permanece firme para sempre”. (Salmo 125:1).
 Harpa de 1000 Cordas