quinta-feira, 6 de agosto de 2015

SEJA FIRME

Ela nasceu em 1925 na Inglaterra e, junto com sua irmã mais velha, cresceram ao lado de uma linha férrea. Seu pai era dono de duas mercearias e chegou a ser vereador e depois prefeito. Ele também tinha uma vida religiosa muito ativa. Como pregador, proporcionou uma criação estritamente metodista as suas filhas. Ela estudava muito e tinha um currículo escolar notório, chegando a ser representante estudantil. Entre suas atividades extracurriculares estavam as aulas de piano, natação e recitais de poesia. Conseguiu uma bolsa na Universidade de Oxford onde se formou em Química. Após a formatura foi trabalhar como pesquisadora numa empresa de plásticos. Decidiu entrar na carreira política e, em 1959, foi eleita parlamentar. Foi nomeada secretária de Educação e Habilidades. Mais tarde foi eleita líder do Partido Conservador, sendo a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido. Em 1979, a Europa se encontrava em um período de recessão econômica, elevadas taxas de inflação, altos índices de desempregos e uma quase incontornável crise petrolífera. Durante esse período de turbulência social, ela assumiu o poder como a primeira mulher que ocupou o cargo de Primeiro-Ministro britânico. Ela dizia que se uma mulher consegue governar bem sua casa, ela também pode governar o seu país. Assim ela efetivou uma série de mudanças radicais para combater a crise: reduziu impostos, fez reformas institucionais nos sindicatos trabalhistas, privatizou empresas estatais, controlou a inflação e acelerou a valorização da moeda inglesa. Ela também combateu os movimentos sindicais. Por não concordar com a liberação de presos políticos sofreu um ataque contra sua vida realizado por um grupo terrorista, mas saiu ilesa do atentado. Ganhou força e apoiou ainda mais o capitalismo. Por manter uma postura firme e inflexível na sua forma de governar, ela ficou conhecida mundialmente como a “Dama de Ferro”. Seu nome é Margaret Thatcher, ou Baronesa Thatcher de Kesteven, título que lhe dava direito vitalício a entrada na Câmara dos Lordes. Ela foi a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra do Reino Unido, de 1979 a 1990. E morreu em 2013, aos 87 anos, em consequência de um acidente vascular cerebral.

Da história acima podemos tirar as seguintes lições.

1- A exemplo de Margareth Thatcher, a maioria dos bons estudantes se tornam bons líderes no futuro.

2 - O grande segredo de seu sucesso está na crença de que qualquer pessoa pode vencer e alcançar seus objetivos. Ela diz: "Gostaria que você soubesse que existe dentro de sí uma força capaz de mudar sua vida, basta que lute e aguarde um novo amanhecer."

3 - Muitas vezes você terá que ser rígido para manter a ordem em sua casa ou no ambiente corporativo. Nos tempos bíblicos, os grandes reis com "mãos de ferro" destruiam altares idólatras, eliminavam os profanadores do templo e matavam falsos profetas. Tudo isso mostra o grau de severidade que os líderes deveriam ter ante a corrupção e a impunidade. Isso não significa que hoje as pessoas devam morrer pelos seus erros, mas que, conforme a lei, elas deveriam pagar pelo mal que causam a sociedade.

"Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. " (Provérbios 27:17)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas