sábado, 21 de novembro de 2015

LIDANDO COM JOVENS DIFÍCEIS

Baseado na leitura de centenas de livros segue aqui 11 dicas de como lidar com crianças e adolescentes difíceis:

1 - Não bata de frente. Em geral, as pessoas se tornam mais resistentes quando alguém demonstra que quer mudá-las;

2 - Ao invés de dar lições de moral, conte história de sua vida ou de outras pessoas que façam o jovem pensar. As histórias são muito mais poderosas que dados ou informações.

3 - Elogie-o e abrace-o se ele começar a progredir, diga que tem orgulho dele.  Experiências comprovam que o reforço positivo é 7x mais eficiente que os castigos.

4 - Não queira modela-lo e nem compara-o com os outros. Isso o deixará mais revoltado.

5 - Passe o máximo de tempo com ele. Leve-o para passear, tomar sorvete, assistir um filme (tente entrar no mundo dele); quando estiver conversando espelhe sua fisiologia, ou seja, imite sutilmente sua forma de falar, sua respiração, a posição dos braços, como cruza as pernas, etc. Isso gera empatia.

6 - Não dê dinheiro ou presentes se quiser ganhar aproximação. Isso só o torna mais egoísta. Já está comprovado cientificamente que tempo e experiências são mais importantes que o dinheiro. Recompensas materiais só são recomendaveis para retribuir conquistas  (um trabalho bem-feito, uma aprovação em determinado exame, um diploma, etc).

7 - Faça-o ter uma experiência dolorosa ou prazeirosa naquilo que você deseja mudar. Por exemplo: se quiser livra-lo das drogas, leve-o para um centro de recuperação para ver os drogados. Se quiser tirá-lo da criminalidade ou torná-lo mais obediente leve-o a uma cadeia para conhecer a realidade dos criminosos. Se quiser motiva-lo a estudar, ser um médico ou advogado ou outra profissão, leve-o a algum consultório ou escritório para conversar com esses profissionais.

8 - Dê atividades pra ele. Isso vai torná-lo mais disciplinado. Passe aos poucos sem sobrecarrega-lo. Grandes gênios da história ajudavam os pais na infância. Benjamin Franklin trabalhava com os pais na fábrica de sabão. Abraham Lincoln era lenhador e Jesus era carpinteiro.

9 - Faça-o ler livros. Lance o desafio de ler um livro por semana e fazer resumo do mesmo. Isso vai aumentar a inteligência dele em 100%.

10 - Pondere o uso das mídias sociais. O uso de celular e PCs para esse propósito  vicia o cérebro e o faz perder massa branca tornando-o parecido com o cérebro de um drogado.

11 - Ore por ele. Abrace-o mais. Faça-o sentir que se importa com ele. Pegue um papel e escreva a vida que deseja para ele. A oração e as palavras escritas possuem poder profético.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele." (Proverbios 22:6)

📖 Harpa de 1000 Cordas