quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

TRANSFORMANDO DOM EM TALENTO

Você sabe a diferença entre dom e talento? O dom é um presente de Deus. O talento é o que você faz pra potencializar esse presente. O dom é a pedra bruta. O talento é quando você lapida essa pedra.

Bill Bradley com 10 anos descobriu que tinha dom para o basquete. Era alto, mas lento e desajeitado, e não saltava bem. Tendo acesso ao ginásio da escola, criou para si mesmo o mais rigoroso programa de treinamento da história  – três horas e meia depois da escola e oito horas nos fins de semana. Ele colocava pesos de cinco quilos nos tênis para fortalecer as pernas e ter mais impulso. Usava armações de óculos com pedaços de papelão amarrados para não enxergar a bola enquanto driblava. Colocava cadeiras na quadra e as contornava durante horas como se fossem adversários. Caminhava pela rua observando objetos em ambos os lados sem virar a cabeça. Dentro do quarto, praticava passes e fintas noite adentro.  Quando a  família viajou para a Europa de navio, pensaram que ele faria uma pausa. Mas debaixo do convés, com 275 metros e espaço suficiente para apenas duas pessoas, ele praticava dribles em alta velocidade. Para dificultar, usava óculos especiais que estreitavam sua visão.

Trabalhando assim, Bradley transformou-se em um dos maiores astros do basquete de sua época. Todos ficavam boquiabertos com seus passes e dribles espantosos, como se ele tivesse olhos atrás da cabeça. Mal sabiam que aquilo era resultado de horas a fio de treinamento, ao longo de muitos anos, superando o cansaço e dor, para enfim, transformar seu dom em talento!

Nos tempos bíblicos o talento era uma medida de 20,4 kg de moedas. Um talento de prata valeria hoje US$ 3.924,00 e de ouro US$ 228.900,00. Muitos têm dom pra cantar, tocar, jogar, compor, escrever, liderar, raciocinar, ensinar, etc., mas não conseguem transformar isso em algo rentável, porque não se dedicam. Um estudo com cerca de 70 compositores clássicos concluiu que todos precisaram de pelo menos 10 anos para produzir sua primeira grande obra, com exceções de alguns que fizeram em 9 anos. Einstein começou seus experimentos mentais aos 16 anos, mas só aos 26 fez sua primeira teoria da relatividade revolucionária!

Agora você já sabe, se quiser agregar valor a si mesmo, dedique-se e transforme seu dom em talento!

"Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti. "
(2 Timóteo 1:6)

Livro A Harpa de 1000 Cordas