quarta-feira, 6 de maio de 2015

BUSQUE SABEDORIA

A Bíblia diz: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente." (Tiago 1:5).

Muitos que lêem esse verso pensam que a sabedoria é algo que se obtém facilmente. No entanto, a história mostra que grandes homens precisaram de muito esforço e sacrifício para conquistá-la.

Conta-se que em uma bela manhã ensolarada, em meados de 400 a.C., Sócrates, o filósofo grego, encontrava-se meditando próximo a uma lagoa. Subitamente, um jovem interrompeu sua concentração com a seguinte pergunta: “O que preciso fazer para obter sabedoria?”. Diante dessa pergunta, o filósofo o conduziu até a lagoa, afundou-lhe a cabeça na água e segurou-a fortemente. O jovem conseguiu se livrar e perguntou: “O que está acontecendo? Eu apenas lhe fiz uma pergunta e você tenta me afogar!” O filósofo retrucou: “Você deseja obter a sabedoria?”. E o Jovem respondeu: “Sim, isso é o que eu mais desejo”. Novamente, Sócrates afundou a cabeça do rapaz e, apesar da sua resistência, segurou-a fortemente debaixo da água por alguns segundos. Desesperado, o rapaz gritou: “ O que você está fazendo comigo? Só quero saber o  que fazer para obter sabedoria!”. E pela terceira vez o filósofo imergiu a cabeça do jovem na água. O jovem inconformado, debatendo-se falou: “Você está maluco? Vim procura-lo para saber como vencer na vida e você tenta me tirar à vida?”. E Sócrates respondeu: “Quando você desejar a sabedoria como desejou o ar para respirar, então estará apto para alcanca-la”.

Na terra, em cada bilhão de átomos, apenas cinco são de ouro. Nas jazidas, a concentração de ouro é tão pequena que apenas alguns gramas são encontrados por tonelada de terra extraída. Obter sabedoria é como garimpar o ouro. Salomão, o homem mais sábio que já existiu, disse que, para se obter sabedoria, é preciso buscá-la como quem procura tesouros escondidos. Quando ele pediu sabedoria a Deus, o Senhor também lhe proporcionou oportunidades e problemas para que sua mente fosse desenvolvida. Trabalhado arduamente para tirar lições das complicadas demandas ao longo de 40 anos de reinado, o rei elaborou 3.000 provérbios, 1005 cânticos e escreveu vários livros.

Portanto, sempre que você precisar de sabedoria, não espere que Deus faça tudo sozinho, predisponha-se a ler, estudar, pesquisar, observar, escrever,  lutar e buscá-la como quem deseja o ar para respirar e como quem tenta encontrar um grama de ouro em meio a uma tonelada de barro!

"Se buscares a sabedoria como quem procura a prata, e como tesouros escondidos. Então, compreenderás o que significa o temor do Senhor e acharás o conhecimento." (Provérbios 2:5)

 Livro A Harpa de 1000 Cordas