quarta-feira, 25 de março de 2015

UMA MENTE PROGRAMADA PARA VENCER

George Washington nasceu numa família de fazendeiros. Depois da morte do pai e do irmão mais velho, quando ainda era novo, entrou na carreira militar como soldado e ascendeu a oficial superior nas forças coloniais. Depois foi promovido ao posto de comandante-chefe do exército na Guerra da Independência. Em batalha, ele foi derrotado várias vezes pelos exercitos britânicos que eram mais numerosos. Esse fato mostra que todos os grandes homens da história já passaram por grandes derrotas. Apesar de perder a batalha, ele não perdeu a lição e continuou lutando até vencer. Mas, em vez de ascender ao poder, demitiu-se, demonstrando a sua oposição à ditadura e o seu compromisso com o republicanismo. Em 1787 presidiu à convenção que elaborou a constituição americana e, em 1789, foi eleito por unanimidade o primeiro presidente dos Estados Unidos.

Um grande vencedor não se faz de um dia para outro. É preciso a cada dia vencer a si mesmo: seus medos, incertezas e imperfeições. Tudo começa de dentro para fora. Washington programava diariamente a mente para vencer. Diz a lenda que ele tinha esse poema na parede de seu gabinete e todos os dias colocava-se em pé diante dele falando em voz alta:
 
“Você tem tudo o que tiveram as grandes pessoas: dois braços, duas mãos, duas pernas, dois olhos e um cérebro para usar, se for sensato. Todos eles começaram com este equipamento. Portanto, comece pelo princípio e diga ‘eu posso!’. Observe os sábios e grandes: comem os alimentos em um prato comum, usam garfos e facas como todos nós; amarram os sapatos com cadarços semelhantes aos nosso. O mundo os considera corajosos e valentes, entretanto, você tem tudo o que eles tinham, quando começaram. Você pode triunfar e tornar-se hábil. Pode tornar-se ilustre, se quiser. Você tem braços, pernas e um cérebro para usar. E a pessoa que se alçou a grandes feitos começou sua vida com nada mais que tem você. VOCÊ É OBSTÁCULO QUE PRECISA ENFRENTAR. Você tem de escolher seu lugar. Você deverá estudar para conhecer a verdade. DEUS O EQUIPOU PARA A VIDA, mas Ele deixa você decidir o que quer ser. A coragem deve se originar da alma, a pessoa tem de contribuir com a vontade de vencer. Por isso reflita, você nasceu com tudo o que os grande pessoas tinham; com seu equipamento todos eles começaram. Por isso lembre-se: A MAIOR DISTÂNCIA A SER VENCIDA É ENTRE A CABEÇA E O CORAÇÃO. Então encha-se de coragem e diga: EU POSSO!”
 
“Tu me dás o teu escudo de vitória; tua mão direita me sustém; desces ao meu encontro para exaltar-me.”  (Salmos 18:35)
 
📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas