sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ESTRESSE NECESSÁRIO

Os japoneses adoram consumir peixe fresco, no entanto muitos navios, tentando encontrar peixes em águas mais distantes, mantém os peixes por longo tempo nos seus frigoríficos, não conseguindo garantir o frescor dos peixes. Como solução, eles instalaram tanques nas embarcações, de modo a manter os peixes vivos durante toda a viagem. Contudo, isso não resolvia o problema, pois no cativeiro, os peixes ficavam apáticos e pouco se movimentam, chegando ao destino semimortos. Depois de preparados, eles não tinham o tão esperado sabor de peixe fresco. Um dia alguém teve a engenhosa idéia de introduzir pequenos tubarões nos tanques. Nessa situação, os peixes eram obrigados a se movimentar durante toda a viagem. Alguns eram devorados, mas a perda era pequena, se comparada com o lucro da venda do peixe fresco.

Se até os peixes precisam de desafios para se manterem vivos, quanto mais nós? Segundo especialistas, precisamos de uma certa dosagem de adrenalina para nos manter saudáveis, que pode ser obtida atraves do "eustresse", ou "estresse positivo". Já o "distresse", que é o "estresse negativo", tem efeito contrário, libera cortisol, e adrenalina em excesso, causando colapso físico e emocional.

Portanto, esteja certo que desafios e uma certa dosagem de estresse são necessários para nos manter vivos. Uma vida medíocre e acomodada faz do próprio corpo um cativeiro que destrói o potencial humano! Então, se você se sente perseguido por "tubarões" tentando te devorar, ou talvez cercado de problemas –  aja! Esse são sinais de que sua vida precisa de ação para que possa continuar. 

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.” (Romanos 5: 3-4)

Livro A Harpa de 1000 Cordas