quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

ONDAS GIGANTES

Quantas vezes as ondas do mar da vida tem sufocado você?

Na prática, as ondas são geradas pelos os ventos no mar. Elas têm em média de 1,5 a 3 metros de altura. Durante tempestades e “ressacas” marítimas, esse número pode subir um pouco mais. Outra coisa que criam ondas são os terremotos no fundo do oceano, como no caso do Tsunami do Oceano Índico, em 2004, cujas ondas chegaram a 15,2 metros. Mas existe uma classe de pessoas que adoram ondas gigantes: são os surfistas.

As maiores ondas já surfadas foram as do Hangzhou, China, que chegam a 8,8 metros. A do Banzai Pipeline em Oahu, Havaí,  9,1 metros e, de tão perigosas já mataram pelo  menos dez surfistas.  No Teahupo'o, Tahiti, as ondas chegam a  7,6 metros. Foi lá, que, em 25 de agosto de 2014, o brasileiro Gabriel Medina venceu o mais famoso surfista da história: Kelly Slater, conhecido internacionalmente por perseguir as maiores ondas do mundo.

Na Bíblia há um relato de que uma grande tempestade estava gerando ondas enormes, de forma que Pedro, enquanto caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus, ficou tão impressionado que começou a afundar. Esta é uma prova cabal de que, mesmo que uma pessoa esteja ao lado de Deus, ela pode ser atingida pelas ondas da vida e afundar até o pescoço.

O que se fazer ao ser atingido  por uma grande onda? Kelly Slater tem uma ótima dica:

“Eu coloco no surf a mesma gana que coloco na vida. Quanto maior a onda, maior é o meu problema, maior é o meu desafio e maior eu terei que ser. O que mais quero são ondas gigantescas, problemas maiores e grandes desafios, porque essa é minha razão de ser e de viver.”

Por isso pense: Enquanto você está fugindo das ondas o maior surfista da história a persegue;  e o maior  homem da história caminhou sobre ela. Assim, quando você aprender a lidar com as ondas,  melhor você se tornará.  Quanto maior a onda, maior você será! E, ao lado de Deus,  jamais se afogará.

“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão.” (Isaías 43:2)

 Livro A Harpa de 1000 Cordas 📖

SÍNDROME DE ESTOCOLMO

É o nome dado a um estado psicológico em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor. Um dos casos mais conhecidos é o de Patty Hearst herdeira de uma fortuna milionária nos Estados Unidos. Neta de William Hearst proprietário de 28 jornais, 18 revistas, várias cadeias de rádio, uma produtora de cinema, um castelo que, de tão belo, demorou quinze anos para ficar pronto, o Hearst Castle. Calcula-se que Patty tem herdado uma fortuna em torno de 200 milhões de dólares. Dia 4 de fevereiro de 1974, com apenas dezenove anos, Patty foi sequestrada.  Esse fato mobilizou o FBI para descobrir o cativeiro, mas sem sucesso. Dois meses depois, Patty reapareceu, armada, participando de um assalto ao Hiberna Bank. Duas pessoas foram alvejadas e ela saiu das instalações com dez mil dólares. Em Setembro de 1975 o FBI deteve Patty Hearst. Quando interrogada, ela contou que foi gradualmente sendo influenciada pelos sonhos e projetos dos sequestradores, até que passou a gostar e defender a mesma causa. Patty disse sobre seu maior problema: “Sempre fui segura de poder dominar qualquer situação". Nunca confiem em suas próprias forças, nunca aceitem agrados do mal. Primeiro o pecado quer nos sequestrar, depois nos agradar, adoece-nos de síndrome de Estocolmo, e, quando passamos a gostar da situação, ele nos destrói para sempre. Todavia a bíblia nos alerta: "Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites." (Prov. 1:10)

Raimundo Silva 📝

APENAS 20 CENTAVOS

Seria possível alguém mudar a vida de uma nação a partir de 20 centavos?
 
Muhammad Yunus lecionava economia na universidade de Bangladesh. Apesar de vida confortável, bom salário e doutorado, ele se sentia muito mal ao ver pessoas esqueléticas padecendo fome e fazendo de tudo para sobreviver nas ruas daquele país. Certo dia, ele parou para conversar com uma mulher que vendia barquinhos de babu numa feira, e ficou pasmo ao saber que ela só ganhava 2 centavos por cada item vendido, e, como ela não tinha dinheiro para comprar babu teria que vendê-lo pelo preço que o forncedor de banbu queria. Yunus lhe pergunta quanto era o preço do bambu, e ela lhe diz 20 centavos. Ele pensa em dá-lhe dinheiro, mas sai dalí e faz uma lista de 42 pessoas que estão na mesma situação. Ele pega U$ 27 dólares e pede a um aluno que entregue 20 centavos a cada pessoa da lista dizendo que era um empréstimo para fabricarem seus produtos e devolverem assim que pudessem. Dias depois, Yunus recebe de volta seus 27 dólares. Ele se empolga e refaz a experiência em outra aldeia. Todos pagam corretamente. Ele vai a um banco e pede aos gerentes que façam o mesmo. Eles rejeitam essa idéia pois diziam que pessoas pobres não oferecem garantias e que cedo ou tarde dariam calote. Ele sai e repete sua experiência em cinco aldeias. Depois em 50. Depois em 100 aldeias. Mesmo mostrando os resultados, nenhum banco aceitava fazer o mesmo. Então, depois de 2 anos de luta convencendo o governo, ele funda um banco especializado em fazer pequenos empréstimos. Hoje, o banco Grammer atua em mais de 46 mil aldeias, com 1.267 agências, 12 mil funcionários, e já emprestou mais de U$ 4,5 bilhões a mais de 3,7 milhões de pessoas em Bangladesh.
 
Oportunidades estão chovendo ao seu redor, mas se seu recipiente de fé for pequeno, você terá pouco. Se seu recipiente de fé for grande, você terá muito. Se hoje seu sonho está sepultado em meio a tantas preocupações, faça como os judeus que responderam à  Jesus quando este perguntou onde haviam sepultado a Lázaro:
 
“Senhor, vem, e vê.” (João 11:34)

Livro A Harpa de 1000 Cordas📖