sexta-feira, 5 de junho de 2015

APRIMORE SUA MENTE

Um menino nasceu em 1935 na aldeia de Takster, ao leste do Tibet. Filho de agricultores. Aos 2 anos de idade, os monges budistas daquela região o reconhecem como uma espécie de ser iluminado. Então, aos 4 anos, é separado de sua família e é levado a um palácio situado nas montanhas, na capital do Tibet. Aos 6 anos começou uma rigorosa preparação, incluindo muito estudo, aulas de filosofia budista, arte e cultura tibetana, gramática, inglês, astrologia, geografia, história, ciências, medicina, matemática, poesia, música e teatro. Aos 15 anos assume o poder político de seu país, quando o mesmo é invadido pela China. Ele tenta libertar seu país indo a Pequim para realizar acordos com o então presidente Mao Tsé-Tung, mas suas tentativas são frustadas por conta de interesses estratégicos e territoriais daquele país. Na tentativa de impor seu modelo de desenvolvimento, os chineses tentaram acabar com a religiosidade tibetana, destruindo santuários e matando milhares de monges. O resultado foi que mais de 100.000 tibetanos se refugiaram pelo mundo, civis foram aprisionados ou assassinatos em massa. Estima-se que mais de 1 milhão de tibetanos tenham morrido nas mãos do exército chinês.

A pedido do governo indiano, ele juntamente com alguns líderes e seguidores tibetanos se refugiaram na Índia. Ali, ele luta para preservar a cultura de seu país. Funda assentamentos agrícolas para receber o grande número de refugiados e oferece escolas onde ensina a língua, a história e a religião tibetana. Várias propostas de paz foram levadas ao governo chinês, entre elas, transformar o Tibet em santuário, onde todos poderiam viver em harmonia. Ele fez uma série de viagens por diversos países, levando sua crença e a esperança de encontrar a paz entre os povos. Foi aos Estados Unidos, Inglaterra, França, Suíça, Áustria, Brasil, entre outros, onde fez palestras para um grande número de admiradores. Em 1989 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Recebeu também o título de Doutor Honoris Causa, conferido pela Universidade de Seattle, em Washington, em reconhecimento por seu trabalho difundindo a filosofia budista e por seus esforços em busca dos direitos humanos e da paz mundial. Seu nome é Tenzin Gyatso, o 14º e atual Dalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano. Sua história nos tráz a seguinte lição:

"Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior". - Dalai Lama

"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". (Romanos 12:2)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas