domingo, 12 de julho de 2015

MESMO TARDE CONTINUE TENTANDO

Ela nasceu em 1889 na cidade de Goiás, Goiânia. Começou a escrever seus primeiros textos aos 14 anos, publicando-os posteriormente nos jornais da localidade em que vivia e em outras cidades. Cursou somente as primeiras 4 séries. Depois de adulta, casou-se e foi morar no interior de São Paulo, onde viveu por 45 anos e teve 6 filhos. Depois da morte do marido, começou a vender livros, fabricar doces, produzir e vender linguiça caseira e banha animal. Ao completar 50 anos, ela passou por uma profunda transformação interior, a qual definiria mais tarde como "a perda do medo". Durante esses anos, elas continuou escrevendo seus poemas, histórias do cotidiano e reflexões relacionadas as suas experiências pessoais. Ela chegou ainda a gravar um LP declamando algumas de suas poesias. Era uma mulher simples, que vivia longe dos centros urbanos, que escrevia com personalidade, alheio aos estilos literários de sua época. O nome dela é Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida como Cora Coralina.

Cora Coralina é hoje considerada uma das maiores poetisas da língua portuguesa do século XX. Onze anos depois da primeira edição de “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, compôs outras duas grandes obras. Ela recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFG e logo depois, no mesmo ano, foi eleita a “intelectual do ano”, além de receber um grande prêmio da  União Brasileira dos Escritores. Dois anos mais tarde, em 1985, aos 96 anos, veio a falecer de pneumonia. Em 1999, a sua primeira e principal obra foi aclamada através de um seleto júri organizado pelo jornal “O Popular”, de Goiânia, uma das 20 obras mais importantes do século XX. Enfim, ela tornou-se autora canônica.

Mas afinal, qual foi o segredo da grandeza de Cora Carolina?

“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.” – Cora Coralina

Dos fatos acima podemos tirar duas grandes lições:

1 – Nunca é tarde para sonhar. Mesmo aqueles que estão em idade avançada podem alcançar seus objetivos. Cora Carolina perdeu o medo de tentar aos 50 anos, insistiu em fazer aquilo que muitos condenariam para uma idosa, mas aos 76 anos conseguiu publicar sua primeira obra e, dessa maneira, eternizou seu nome na historia.

2 - O topo é um lugar estreito. Ninguém fica lá para sempre. Atletas, artistas, atores, apresentadores, escritores, empresários, cientistas, líderes políticos ou religiosos, entram e saem daquele lugar o tempo todo. Alguns retiram-se porquê escorregam, outros, porquê morrem. Enfim, aqueles que um dia foram o centro da atenção do mundo hoje nem sequer existem. Isso acontece porquê o topo foi feito pra todos, mas não pode ser ocupado por todos simultaneamente. Você também pode chegar lá, mas precisa fazer alguma coisa pra entrar na fila e permanecer ali. Em algum momento a fila vai andar e dará lugar ao próximo. E esse pode ser você!

“Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou Eu Aquele, Aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei (diz o Senhor)”. (Isaías 46:4)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas