terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A VERDADEIRA EDUCAÇÃO

A verdadeira educação não se constrói apenas com professores e  livros, mas com as presença física de quem se ama. Como diria Alec Bourne: "É possível guardar na mente um milhão de fatos e ainda assim ser totalmente sem educação."

Educação é magnetismo: Assim como um cabeçote magnético grava informações na superfície de um disco rígido, gravamos e recebermos informações pela absorção do espírito e da forma de pensar daqueles com quem convivemos.

Segundo a ciência:

◆Somos a média das 5 pessoas com as quais passamos mais tempo;

◆ Nosso salário varia 20% a mais ou 20% a menos dos salários de nossos amigos mais próximos;

◆ Crianças que fazem as refeições com os pais crescem mais inteligentes e mais autoconfiantes.

◆ Há 75% de chance de você se divorciar quando um amigo muito próximo também se divorcia.  

◆ O melhor sistema de educação que já existiu na história era o de mestre-aprendiz, que foi até século XVIII, quando, por força do capitalismo, foi substituído pela atual figura do professor ensinando a multidões.

◆ Na mecânica quântica, um par de partículas, uma vez que tenham entrado em interação, continuam em eterna comunicação, mesmo distante bilhões quilômetros. Esse fenômeno chama-se entrelaçamento quântico. 


◆O islamismo, hoje com 1,6 bilhões de adeptos,  é considerado a religião que mais cresce no mundo. A fórmula do sucesso está na base intelectual plantada na mente das crianças, que até os 12 anos decoram o Alcorão (o livro sagrado do Islã, com cerca 600 páginas). Há alguns casos especiais, como o da criança Rukkayatu Fatahu, uma jovem nigeriana, que conseguiu esse feito com apenas 3 anos. O mesmo sistema é usado pelo judaísmo, onde as crianças decoraram o Torah.

◆Educar é acima de tudo conquistar o coração de quem se educa. Como diria Augusto Cury: "é pelo coração que se alcança a mente das pessoas."

◆Deus sabia do verdadeiro modelo de educação e explicou isso em provérbios 22:6: "ensine a criança no caminho em que deve andar". A conotação "no" quer dizer "junto". 

◆Educação é uma semente que se planta para a eternidade.

"Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar".

(Deut. 6:7-9)Livro A Harpa de 1000 Cordas

NUVENS INCONVENIENTES

Você já passou por uma situação em que, quando algo parecia que ia dar certo, vem uma nuvem negra e estraga tudo? 

Desde 1911 Einstein procurava testar a hipótese da teoria da relatividade. Se estivesse certo, os raios de luz das estrelas que passassem próximo do Sol seriam arqueados em 0,85 segundos (ou 0,00023 graus) por causa do campo gravitacional do astro-rei. No entanto, era necessário tirar fotos durante um eclipse solar que mostrasse estrelas de fundo próximo do Sol e compará-los com fotos tiradas dessas estrelas no céu noturno.

◆A primeira oportunidade surgiu em outubro de 1912. Um eclipse solar total aconteceria no norte da América do Sul, e poderia ser visto do observatório astronômico de Córdoba, no centro de Argentina. Mas naquele dia quase toda a América do Sul estava sob nuvens.

◆A segunda chance surgiu em agosto de 1914, no noroeste e sudeste da Europa oriental, mas a Alemanha declara guerra à Rússia e os russos expulsam os cientistas alemães acampados perto de Kiev, além e fazer de alguns prisioneiros. Somente os norte-americanos podiam fotografar o eclipse, mas o céu mais uma vez estava encoberto.

◆A terceira chance surgiu nos Estados Unidos em junho de 1918, mas o céu estava totalmente encoberto e as fotos que foram tiradas estavam muito obscuras.

◆A ultima grande chance surgiu em 29 de maio de 1919, um eclipse que começaria na América do Sul até a África central. Duas expedições foram montadas, uma na ilha de Príncipe, na África, e outra em Sobral, no leste do Brasil. Príncipe estava encoberto, mas as fotos tiradas no Brasil estavam boas. Finalmente a teoria da relatividade estava comprovada. Einstein vira manchete no mundo inteiro! A nuvem negra que impediu durante 8 anos a realização de seu sonho fora dissipada. 

A exemplo do que aconteceu com Einstein, nenhuma nuvem, por mais densa que seja, poderá resistir a persistência de uma mente aquecida por um grande propósito! E como foi com ao profeta Elias na Bíblia, Deus pode dissipar todas as nuvens que que impedem a realização seus sonhos, conforme sua vontade.

"Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra." (I Rs 17:1)

Livro A Harpa de 1000 Cordas