sábado, 24 de outubro de 2015

ANCORE EM SUA MENTE UMA PERSONA VITORIOSA

Segundo um dos grandes criadores da psicanálise moderna, Carl Gustav Jung, todo o indivíduo apresenta aos outros uma personalidade que, muitas vezes, é muito diferente da verdadeira. A isso ele chamou de persona, que é um termo que está em formação desde os anos 60, mas que já era usado desde o império romano, que significa literalmente "máscara", para indicar um "personagem" em uma performance teatral. Na prática, persona são as "máscaras sociais" que todos usamos quando estamos desempenhando um status social, como um emprego ou profissão. Ao longo da vida, muitas personas são usadas e podem ser combinadas a qualquer tempo, como na família, na escola, na universidade ou na empresa em que trabalhamos. Afinal, situações diferentes requerem atitudes distintas. Assim, costumamos nos comportar de acordo com as expectativas das outras pessoas.

Desenvolver uma persona viável é uma parte vital para se preparar para a vida. No entanto, Jung alertava para os riscos de alguém integrar-se completamente as suas personas, ou seja, quando o Eu se identifica excessivamente com a persona, fazendo com que a esse indivíduo se se distanciasse de sua real personalidade.

Desenvolver as personas é fundamental para a saúde mental, porém é igualmente importante o equilíbrio, saber qual máscara usar, de acordo com o meio no qual estamos inseridos. Mas a grande vantagem de se usar as personas é que, além da capacidade de adaptação ao meio social, ela nos ajuda a conquistar aquilo que desejamos. É o que veremos a seguir.

Desde a idade de 12 ou 13 anos, um garoto sabia que queria ser diretor de cinema. Sua vida mudou quando, aos 17 anos, numa tarde deu um passeio pelos estúdios da Universal. O passeio não incluía os locais de gravação, onde estava toda a ação. Assim, o jovem, conhecendo seu objetivo, começou a agir. Escapou sozinho para observar a filmagem de um filme real. Acabou se encontrando com o chefe do departamento editorial da Universal, que conversou com ele durante uma hora e demonstrou interesse pelas suas idéias mas não foi além disso. Para a maioria das pessoas, é aí que a história terminaria. Mas o jovem não era como a maioria das pessoas. Ele tinha poder pessoal. Sabia o que queria. Aprendeu na primeira visita e, assim, mudou sua abordagem. No dia seguinte, vestiu um terno, levou a maleta de seu pai, com um sanduíche e doces, e voltou ao local, como se pertencesse ao lugar. Passou de propósito em frente do guarda do portão naquele dia. Encontrou um trailer abandonado e, usando letras adesivas afixou seu nome acompanhado da palavra “diretor” na porta. Daí, então, passou todo o verão assumindo uma nova persona, andando junto a diretores, escritores e editores, aprendendo com cada conversa, observando e desenvolvendo seu senso de observação sobre o que é importante para fazer cinema. Com a idade de 20 anos, após tornar-se assíduo no local, o jovem mostrou à Universal um filme modesto que havia montado e ele recebeu um contrato de 7 anos para dirigir uma série para a televisão. Conseguira tornar seu sonho realidade. Ele já havia sido rejeitado na escola de cinema três vezes, mas, aos 36 anos de idade, tornou-se o mais bem-sucedido cineasta da história, responsável por 4 dos 10 melhores filmes de todos os tempos, incluindo E. T. O Extraterrestre, sendo o mais notável filme já feito. O nome desse grande fenômeno é Steven Spielberg.

Dos fatos acima podemos obter as seguintes lições:

1 – Steven Spielberg teve a flexibilidade para mudar seu comportamento para conseguir o que queria. Segundo Anthony Robbins, em seu livro “Poder Sem Limites”, todas as pessoas de sucesso assumem uma persona que lhes proporcione obter a vida que desejam.

2 – Anthony Robbins ainda diz ainda que, se algo é possível para uma pessoa, também é possível para outra. Basta observar e copiar sua forma de pensar e agir para obter resultados similares. Em outras palavras, se você deseja o mesmo êxito que alguém alcançou, estude sua biografia, reproduza sua forma de pensar e agir, enfim, seja um aprendiz dessa pessoa. Ao inserir em sua mente um persona de sucesso, você também será bem-sucedido.

3 – Steve Chandler conta em seu livro que um amigo trabalhou numa empresa como consultor e em dois anos tornou-se diretor executivo. A razão para essa rápida ascensão foi o fato de que desde o primeiro dia em ele começou a trabalhar, ele assumiu a persona de um diretor executivo. Ao pensar e comportar-se como tal, realizando mais que o esperado, ele rapidamente alcançou seus objetivos.

4 – A Bíblia está cheia de biografias incríveis, como a de Moisés, José, Neemias, Daniel, Jesus e seus discípulos. Para obter os mesmos resultados que essas pessoas tiveram em suas vidas, basta copiar suas personas.

5 – Segundo a psicóloga Susan M. Weinschenk, uma das maneiras de convencer as pessoas para que realizem algo ou mudem de comportamento, é ativar a persona associada ao que se deseja que façam. Por exemplo, quando você diz: “você que é um aluno brilhante, certamente fará essa tarefa”, “você que é profissional renomado, é obvio que irá honrar com seus compromissos”, “você, como cristão, é com toda a certeza uma pessoa honesta”, etc. Quando ancoramos uma persona na mente de outra pessoa, estamos abrindo uma janela para que ela reedite sua própria história. Foi dessa forma que Jesus corrigiu o comportamento irônico de Natanael, chamando-o de verdadeiro israelita, em quem não havia falsidade.

“Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa boa de Nazaré?  Disse-lhe Felipe: vem e vê. Jesus, vendo Natanel aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”. (João 1: 45 – 47)

Livro A Harpa de 1000 Cordas