terça-feira, 26 de maio de 2015

TENHA FÉ

Por volta do ano 450 a.C. Demócrito criou o termo átomo, o qual significa "a menor parte indivisível da matéria". De lá pra cá, descobrimos que tudo o que existe no universo é feito de átomos. Eles são tão pequenos que meio milhão deles, um ao lado do outro, poderiam se esconder por atrás de um fio de cabelo. Mais interessante ainda é que eles são quase eternos: é provável que cada um dos 7 octlhões (7 seguido de 27 zeros) dos átomos do seu corpo já tenham pertencido a Salomão, Paulo, Shakespeare, Einstein ou alguma gota de orvalho, animal selvagem ou planta. Ninguém sabe ao certo por quanto tempo um átomo consegue sobreviver, mas de acordo com Martin Rees, provavelmente uns 1000 decilhões de anos (1000 seguido de 32 zeros).

Em 1913, o cientista Niels Bohr propôs o modelo chamado “Rutherford-Bohr” que descreve o átomo com tendo um núcleo composto por prótons e neutros, e ao redor elétrons orbitando em várias camadas, viajando a velocidade da luz (300.000 km/s). Cada uma dessas camadas pode ser representada por uma das 7 letras: K,L,M,N,O,P,e Q. Um elétron pode saltar de camada para outra, dependendo do nível de energia. É o chamado “salto quântico”.

Uma curiosidade é que 99,99% da estrutura atômica é vazia. São os elétrons que criam a ilusão de solidez por girarem rapidamente ao redor do núcleo. Se um átomo tivesse o tamanho do estádio do Maracanã, a massa dele se resumiria a uma simples bola de futebol localizada no centro do campo, e o resto do ambiente, repleto de nada.

Se tudo que existe no universo é feito de átomos, e átomos são 99,99% vazios, isso também significa que somos 99,99% vazios. E se todo o vazio do corpo humano fosse retirado, ficaríamos do tamanho de um grão de mostarda. Isso não lembra algo familiar?

Exatamente: a fé!

Jesus, sabendo que todas as coisas são 99,99% vazias, disse que se tivéssemos fé do tamanho de um grão de mostarda, poderíamos mover montanhas. Isso quer dizer que as montanhas, barreiras e dificuldades que você enfrenta são 99,99% vazias e que a única coisa realmente sólida no universo é um bit de informação concentrada, que se chama fé! Assim, olhe ao seu redor: tudo o que você ver é “quase nada” em relação ao que está dentro de você. Portanto, creia!

“Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.” (Mateus 17:20)

📖 Livro *A Harpa de 1000 Cordas*