sábado, 18 de abril de 2015

JUNTO SE VAI MAIS LONGE

"Não é bom que o homem esteja só" -- disse Deus na criação. Recentemente a ciência tem confirmado isso. Entre 2007 e 2011, a Nasa fez uma experiência com seis pessoas que ficaram 520 dias confinadas. Resultado: quatro dos seis apresentaram distúrbios. Um deles começou a dormir cada vez menos e teve problemas psicológicos. O outro se isolou. E também houve casos de depressão. Por isso, a missão de expedição a Marte em 2018 pretende enviar para lá um casal, homem e mulher realmente casados na vida real. Segundo psiquiatras, além de o companheirismo ajudar, as dificuldades de privacidade comuns também poderão ser superadas. De fato, sozinho se chega mais rápido, mas acompanhado, se vai mais longe!
Amar é maravilhoso! Pesquisadores da Universidade de Michigan analisaram a vida de 1200 homens e mulheres e decobriram que relacionamentos felizes fortalecem o coração e prolongam a vida. No entanto, casamentos problemáticos, cheios de tristezas e brigas, tem efeitos contrários. Talvez seja por isso que, infelizmente os relacionamentos estão cada vez durando menos tempo. Segundo o IBGE, os casamentos no Brasil só duram, em média, 15 anos. Mas, mesmo que muitos achem que o casamento seja uma instituição falida, ainda possivel encontrar casos bem-sucedidos, que seguiriam o plano divino, como é o do casal Lillian, de 89 anos, e William Wilson, de 93, que estavam juntos desde o ensino médio e morreram em um espaço de tempo de apenas 2 minutos após 73 anos de casamento. Segundo o jornal The Independent, o casal americano se conheceu antes da Segunda Guerra Mundial. William foi convocado para o exército e, ao voltar, casou-se com Lillian, em 1941, e juntos, tiveram três filhos.
Mas o que faz um casamento durar? Essa é a resposta que a ciência busca desde 1970, segundo a Business Insider. Quem pensava que era o sexo, vai se impressionar com esse resultado que foi obtido ao longo de 40 anos de pesquisa:
1- O desapreço é o fator principal para a separação de casais.
2 - Quem foca nos defeitos do parceiro perde 50% das coisas mais positivas, passando a ver apenas pontos negativos.
3- Ignorar o parceiro pode levar o outro a se sentir desvalorizado, invisível.
4- Gentileza é a palavra certa para um relacionamento feliz. Quanto mais gentil, mais gentileza se gera.
5- A capacidade de se compartilhar as coisas boas do cotidiano também é outro ponto positivo para uma união saudável e feliz.
"Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, negou a fé, e é pior que um infiel." (1 Timóteo 5:8)
 Livro A Harpa de 1000 Cordas