sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CONTAS BANCÁRIAS EMOCIONAIS

Uma conta bancária emocional é uma metáfora que descreve a quantidade de confiança que se acumulou em um relacionamento. Tudo o que fazemos é armazenado no coração das pessoas, de forma que esses saldos emocionais podem render juros positivos ou negativos ao longo do tempo.
 
Stephen Covey conta que certa vez fora abordado por um homem que que lhe agradeceu porquê há vinte anos atrás, num momento em que era um mero adolescente, indeciso sobre qual destino seguir, Stephen lhe havia dito que acreditava no seu potencial para vencer. E lá estava agradecendo porque suas palavras o motivaram a ser o que era, um juiz.  
 
No romance Dom Quixote o cavaleiro-herói se apaixona por uma prostituta, mas ele a ver como uma mulher de grande beleza e virtude. Ele se casa com ela e até lhe dá um novo nome: Dulcinéia. Esse gesto de amor a transforma numa mulher bondoza e fiel. Anos depois, quando ele estava preste a morrer, ele a chama em seu leito e afirma que mesmo depois que partisse, ela seria para sempre a sua amada – Dulcinéia!
 
A mecânica quântica diz que os átomos que compõem nosso corpo estão desaparecendo e aparecendo o tempo todo. E quando somem, onde estão? Assim, Heisenberg dizia que os átomos não são coisas, apenas tendências,  e isso parece confirmar as palavras de Teilhard de Chardin: “Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual. Somos seres espirituais passando por uma experiência humana.”
 
Portanto, tenha em mente que você está vivendo uma experiência única e espetacular de interação humana, e que tudo o que você faz, cedo ou tarde, você terá de volta. Asssim, em algum momento da vida você precisará acessar as contas bancárias emocionais depositadas no coração das pessoas, e qual será o valor do saldo que você encontrará nessas reservas?
 
“Quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna."  (Gálatas 6:8)
 
 Livro A Harpa de 1000 Cordas 📖