quinta-feira, 9 de abril de 2015

O EFEITO ACÃ

O escritor Stephen Covey em sua obra sobre liderança, o livro "O 8 Hábito" , conta que certa vez foi procurado por um banco que estava com problemas com  seus empregados. "Não sei o que está errado", lamentou o presidente. A motivação estava em baixa, os lucros estavam em queda e a produtividade era ruim. Ele havia feito de tudo, mas de nada adiantava. Covey constatou que o presidente estava certo. O ambiente parecia envenenado pela descrença e pela falta de confiança. Durante dois meses fez workshops, seminários, palestras, mas nada parecia funcionar. Ele já estava ficando perplexo. "Como alguém pode confiar no que acontece aqui?", era uma observação feita pelos empregados. Mas ninguém revelava a fonte da desconfiança. Finalmente numa conversa informal, surgiu a verdade. O chefe, que era casado, estava tendo um caso com uma das funcionárias. E todos sabiam. Quando Covey disse a ele que sabia do caso e sobre os efeitos que tinha sobre sua equipe, ele passou os dedos nos cabelos e disse:
– Nem sei por onde começar.
– Então, fale com sua esposa.
Foi difícil, mas o chefe confessou o seu erro à esposa,  que o perdoou. Abandou o caso que tinha com a funcionária. Depois, reuniu sua equipe e disse:
– Encontrei a causa do problema – declarou – sou eu. E agora peço aos senhores uma segunda chance.

Demorou, mas houve finalmente uma melhora no moral dos empregados. Agora pairava sobre o ambiente um clima de abertura, otimismo e confiança. No final quem mais se beneficiou com isto foi o presidente, que encontrou seu próprio caminho para o caráter.

Essa história tem algo comum com o relato bíblico em Josué 7 em que o povo de Israel fora derrotado na batalha contra a pequena cidade de Ai, muito menor que Jericó, que Israel havia vencido dias antes. O motivo da derrota foi porquê um homem chamado Acã havia roubado objetos proibidos de Jericó e escondido em sua tenda. Infelizmente, Israel só pode contar com o favor divino e vencer novas guerras depois que Acã devolveu os objetos roubados e foi morto em seguida.

Da mesma forma, o poder divino, que capacita o homem a motivar a si mesmo e aos outros –, que possibilita a vitórias sobre as batalhas na vida – só pode operar quando você abandonar suas falhas ocultas e buscar fazer o que é certo. Nenhuma pessoa que almeja alcançar a grandeza pode fazê-lo sem a bênção da integridade!
 
“Aquele que é limpo de mãos e puro de coração.... Este receberá a bênção do Senhor.” (Salmos 24:4-5)

📖 Livro A Harpa de 1000 Cordas