segunda-feira, 17 de agosto de 2015

LIDERE SEUS DESEJOS

O que você faria com um salário de 3000 dólares por dia?

Um menino nasceu em 1862, na Pensilvânia. Seus avós paternos e maternos eram imigrantes católicos da Alemanha.  Depois de passar dois anos na faculdade, ele foi atrás de um emprego. Trabalhou como aprendiz, varrendo o chão e martelando estacas numa usina de aço. Trabalhou também como motorista, mas sua força de vontade, sua curiosidade pela leitura (tecnologia do aço e finanças) e sua capacidade de liderança chamaram a atenção do dono da empresa, que gradualmente o foi promovendo, pasando-o por varias funções gerenciais. Durante uma greve, ele demonstrou grande habilidade de negociação, restaurando a harmonia entre clase a trabalhadora e a direção da empresa, além de melhorar a eficiência da produção. Assim com a idade de 38 anos, ele é promovido a presidente da Carnegie Steel Company em 1897 ganhando um salário de 1 milhão de dólares por ano (cerca de 3000 dólares por dia). O nome desse grande líder é Charles Schwab.

Por quê Schwab ganhava tão bem? Ele era um gênio? Não. Por que ele conhecia mais sobre a manufatura do aço que outras pessoas? Nada disso. Schwab recebia um salário tão elevado devido a sua habilidade com as pessoas. Eis o segredo, exposto por suas próprias palavras – palavras que segundo o escritor Dale Carnegie deviam ser gravadas na eternidade do bronze e postas em cada lar e escola, em todas as lojas e em todos os escritórios da terra:

"Considero minha habilidade em despertar o entusiasmo entre os homens a maior força que possuo, e o meio mais eficiente para desenvolver o que de melhor há em um homem é a apreciação e o encorajamento".

Da história acima podemos tirar as seguintes lições:

1 - Daniel Pink em seu livro Motivação 3.0 ensina que as recompensas são mais eficientes que as punições. Charles Schwab usava esse princípio para motivar as pessoas, como ele mesmo diz: "Nunca critico quem quer que seja... Assim, sempre estou ansioso para elogiar, mas repugna-me descobrir faltas. Se gosto de alguma coisa, sou sincero na minha aprovação e pródigo no meu elogio.”

2 –  Schwab acreditava que os  melhores resultados eram obtidos quando se foca no melhor das pessoas. Ele disse: "Estou para encontrar o homem, seja qual for a sua situação, que não tenha feito melhor trabalho e nele posto maiores esforços sob um espírito de aprovação do que se tivesse de faze-lo sob o espírito da crítica."

3 – O grande erro de Schwab foi o mesmo que a maioria dos homens bem-sucedidos cometem ao longo da vida: a de não priorizar o bem-estar de sua família e gastar recursos financeiros com relações extraconjugais. Schwab não teve filhos com sua esposa Eurana, mas teve uma filha com uma de suas amantes. Apesar de ter acumulado grande fortuna, ter uma linda mansão de 75 quartos em Nova York e uma casa de verão de 44 quartos em Loretto, com majestosos jardins e campos de golf, ele perdeu tudo. A crise de 1929 agravou ainda mais a situação e ele ficou muito endividado. O homem que um dia chegou a ganhar 3000 dólares por dia teve que passar seus últimos dias em um pequeno apartamento e ajudado com o dinheiro de amigos. Portanto, de nada adianta tornar-se um grande líder e não dominar os próprios desejos.

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente.” (Tito 2:11-12)

Livro A Harpa de 1000 Cordas