segunda-feira, 10 de março de 2014

RETRIBUA NA MESMA MOEDA!

RETRIBUA NA MESMA MOEDA!
Luis e Amanda eram casados há alguns anos. Um certo dia, Amanda descobre que Luis estava tendo um caso com uma moça de seu trabalho. Amanda tem uma tremenda decepção e conta para uma amiga sua triste situação. Então a amiga aconselha:
- Devolva na mesma moeda!
-Será? - Pergunta Amanda.
-Sim. Se ele te traiu,  traia ele também!
No outro dia Luis explica a situação à Amanda e diz que vai melhorar e que nunca fará isso novamente.  Amanda diz que aceita suas desculpas, mas trama uma vingança em seus pensamentos.  Passados alguns dias Luis, através de fotos e mensagens no celular,  descobre a infidelidade de Amanda. Ele a chama para uma conversa.
- Amanda. Como você teve coragem de fazer isso?
- Não fiz nada de mais, apenas me vinguei.
- Quer dizer que é assim, é?
- Sim. Quantas vezes você aprontar, eu irei retribuir na mesma moeda!
Aquela conversa dura algumas horas e então Amanda propõe o seguinte:
- Que tal se nos tornarmos um casal liberal?
- Como assim?
- Você sai com quem você quiser e eu também.  Continuamos casados, mas ninguém controla ninguém!
Luiz pensa um pouco e diz:
-Ok. Vamos tentar!
Iniciou-se então um relacionamento inovador e totalmente desregrado. Luis, mesmo casado, saia com todas as garotas que quisesse, sem cobranças, sem limites. Amanda, idem para com os homens. As vezes os dois só se viam em casa de madrugada ou no dia seguinte.
Certo dia, num sábado, Luis estava em casa e ficou observando Amanda enquanto se arrumava. Estava maravilhosa, perfumada,  irradiante. Ele assenta-se ao lado da cama e diz:
- Você está linda!
-Obrigada.- responde ela enquanto passa baton.
- Posso saber com quem você vai se encontrar hoje?
- Vou sair com um rapaz que conheci na faculdade! E você?
- Eu ia sair com uma garota do trabalho, mas ela cancelou. Vou ficar em casa hoje.
O celular de Amanda toca. Ela atende. Depois de trocar algumas palavras ao telefone ela toma sua bolsa e diz:
- Que pena. infelizmente eu tenho que ir. Tem alguém me esperando lá fora. Beijos!  - fala ela dando um celinho nele.
- Amanda,  espere!
Ela sai.  Ele olha pela janela e a ver entrando no carro de seu melhor amigo.
Seu coração doi! Ele pensa consigo mesmo como deixou aquela situação chegar àquele ponto! Uma sensação de vazio lhe corrói a alma.  Como podia ele ter entregue a mulher de sua vida ao acaso?
Ele liga pra ela várias vezes, mas ela não atende. Manda mensagens por Whatsapp, mas não obtem nenhuma resposta. Ele entra em desespero e então começa a chorar. Um filme começa a passar na sua mente. Ele lembra das palavras que marcaram o início de toda aquela situação: "Eu irei retribuir na mesma moeda!"
Ele caminha de um lado para o outro na casa e encontra uma moeda de 1 real no chão.  Ele senta no sofá e observa aquela moeda cuidadosamente. Ele ver que numa das faces da moeda ha um rosto masculino - a cara. E na outra face, o valor da moeda - a coroa. Ele passa alguns minutos a observando e percebe o grande erro que cometeu. Seu casamento estava arruinado e tudo porque ele nunca havia prestado atenção a um pequeno detalhe: no valor por trás de cada rosto com quem se envolveu na vida. O preço que se paga por entregar a alma às aventuras e desejos temporários. Por trás de cada ser, existe um preço.
O preço que se paga por usar as pessoas como objetos é a indefinição, a instabilidade,  o vazio que as experiências vazias permeiam o coração. Pessoa não são coisas.  Elas são como moedas, elas possuem valor e por mais que o mundo as faça circular nas mãos de muitos, seu valor continua lá. Um valor impresso por Deus na alma de cada um.  E não é possível existir uma moeda com várias caras. Pois todos são únicos!
Agora ele nota que precisava optar por  uma "cara", e não por uma vida dupla, pois o valor de uma pessoa está associado à integridade de seu caráter. E ele havia perdido o seu. O CARAter é a CARA da moeda. Sem cara, não há coroa. Sem nada disso não há valor e portanto, não existe moeda!
Ele ficou imaginando: "Afinal, aonde essee estilo de vida vai levar?"
Ele tenta dormir e não consegue e passa a esperar por a Amanda.
As 3:00h da manhã Amanda chega em casa.
- O que você ainda faz acordado?  - pergunta ela.
- Eu estava pensando em você!
- Pensando em mim? Mas não temos um acordo?  Cada um pode divertir-se com quem quiser. Somos casados, mas ninguém é de ninguém!
- Amanda. Tome isso. - ele entrega a moeda. Eu não quero mais essa brincadeira.  Não sou feliz assim!
- E porque você me deu essa moeda?
- Porque simbolicamente eu estou restituindo o valor  de nosso relacionamento. Valor  que eu roubei quando te traí na primeira vez.
- E porque você decidiu voltar atrás?
- Amanda. Essa pequena moeda me ensinou que nosso corpo é parte de nossa consciência. Ele tem vontade propria, vicios e habitos que estão impregnados nas memorias de cada célula. Conecta-lo a alguém significa gravar no corpo as impressões da outra pessoa. Sem amor ou compromisso, as informações gravadas no universo de cada ser não passam de experiencias vazias que tendem a alma enfraquecer. E eu admito, não ganhei nada com essa ilusão, e quero parar de viver de futilidades. Quero me dedicar a você e te dar o amor que faz jus ao valor impresso em você.
Amanda fica em silêncio alguns instantes.  Lágrimas começam a descer pelos seus olhos.  E então ela diz:
-Luis, quero que saibas que desde o dia que iniciamos esse acordo eu nunca fui feliz. Não entendo como você não pensou como eu ficaria depois de sua traição. No entanto, depois de tudo o que aconteceu, eu percebi que aventuras satisfazem o corpo, mas somente um grande amor satisfaz a alma. Eu já estava cansada dessa vida. E toda vez que eu terminava de ter relações com um  homem diferente eu me sentia um lixo, um nada. Mas eu tinha que ser forte e,enquanto você quisesse viver suas fantasia eu viveria as minhas. Afinal, eu tinha que "devolver na mesma moeda". Mas hoje eu estava decidida a dar um basta nisso. Enquanto eu voltava de carro com a pessoa que eu sai hoje, eu pensei que assim que eu chegasse em casa,  eu tiraria minha própria vida. Afinal, eu já estava morta por dentro mesmo. Eu ia me suicidar  enquanto você dormia.
- Não acredito! Você faria isso mesmo?!
-Sim. Pois quando alguém mata os sentimentos de uma outra pessoa, também está  matando a pessoa! E  por qual motivo alguém viveria se não tivesse com quem compartilhar seus sentimentos?
- Por favor, me perdoe! Como pude ser tão tolo, estúpido e inconsequente.
- Tudo bem. Pedi a Deus um sinal e Ele me deu.
-E qual foi!
-A moeda!
- Como assim?
-  O casamento é como as faces da moeda. Uma é a cara e a outra, a face do valor -  a coroa. Elas permanecem juntas por que suas impressões são profundas. Não é porque foram pisadas, arranhadas e nem porque foram manipuladas por mãos estranhas que a moeda perde o valor. Mesmo com tantas histórias tristes, o valor continua lá.  Nada pode apagar sua preciosidade.
-Então você aceita ser novamente minha. Só minha?
-Vou pensar a respeito...
- Até quando?
- Já pensei!
Então Amanda dá um ardente beijo em Luis. Os dois voltam a ter uma relação de fidelidade e entendem que de nada adianta viver uma história de hipocrisia se podem ter uma vida cheia de emoções verdadeiras.
Se o melhor da vida é amar, então para quê ser mais uma moedinha na vida de uma multidão se você pode se tornar num tesouro na vida de uma única pessoa?
"E o que Deus uniu não separe o homem. "


Autor: Rony Souza